Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2019, 11:38 - A | A

Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2019, 11h:38 - A | A

Posse

Ministra Tereza Cristina empossa secretários do MAPA

“Um só ministério olhará para todos os produtores, o país tem modelo ambiental a ser seguido”, diz Tereza

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Ministra Tereza Cristina empossa secretários do MAPA

“Um só ministério olhará para todos os produtores, o país tem modelo ambiental a ser seguido”, diz Tereza

 

Nesta quarta-feira (2), a ministra Tereza Cristina empossou os secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enfatizando a necessidade do retorno da agricultura familiar e da pesca para a pasta. Em seu discurso disse que, “um só ministério olhará com igual destaque para todos os produtores”.

 

Ainda segundo a Ministra Tereza Cristina, “A agricultura familiar terá integral apoio de nossas áreas de inovação, pesquisa, assistência técnica e extensão. A urgente necessidade de realizarmos titulações de terras, pois o cenário atual implica absoluta insegurança jurídica e impede acesso aos recursos de crédito, inviabilizando a produção e determinando subordinação aos programas sociais”, declara.

 

Sobre a pesca e aquicultura, a ministra lembrou que o país tem cerca de 8.000 km de costa marítima e cerca de 12% de toda água doce do planeta e que “teremos obrigação de aplicar todo este potencial em favor da produção de alimentos gerando emprego e renda”.

 

Com relação ao agronegócio, ministra Tereza Cristina afirma que, “o setor agropecuário apoiou em peso a candidatura do presidente Bolsonaro” e que “é natural, portanto, haver grande expectativa de importantes avanços nesta área”.

 

Destacou a importância dos servidores do Mapa e “desafios da transformação digital e de outras novas tecnologias” que devem estar presentes nas atividades internas da casa. A relação que já mantinha com o ministério, segundo a ministra, lhe permitiu testemunhar “muito comprometimento e amor dos competentes quadros desta casa”, conclui.

 

Novos secretários

 

Tereza Cristina deu posse nas secretarias de Política Agrícola ao servidor do Mapa, Eduardo Sampaio Marques; de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal, de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior; de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Henrique Kohlmann  Schwanke; de Relações Internacionais do Agronegócio, o embaixador Orlando Leite Ribeiro e:  Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia.

 

O secretário executivo, Marcos Montes, deputado federal, assinou o termo de posse mas vai assumir o cargo efetivamente quando encerrar seu mandato na Câmara Federal, em 1º de fevereiro. A nova Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação ainda não tem titular nomeado.

 

Estiveram presentes os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da Infraestrutura,  Tarcísio Gomes de Freitas, e da Cidadania, Osmar Terra, além do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman de Vasconcelos Benjamin. Também estiveram na cerimônia, o ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira, representante da FAO no país, Rafael Zavala,  o diretor do Agronegócio do Banco do Brasil, Marco Túlio, presidentes de empresas vinculadas ao Mapa, além de deputados, senadores e representantes do setor privado, como presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Marcio Freitas.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS