Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2017, 09:33 - A | A

Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2017, 09h:33 - A | A

Indicação

Ministro da Justiça é indicado para vaga no STF

Alexandre de Moraes, foi indicado pelo presidente Temer para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)

Myllena de Luca
Capital News

Agência Brasil

Ministro da Justiça é indicado para vaga no STF

Caso exista a aprovação, Moraes deve assumir o acervo de 7,5 mil processos que estavam no gabinete de Teori Zavascki

O atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi feita pelo presidente Michel Temer, na segunda-feira (6).

O nome surgiu pelo presidente tomando como base o currículo. Moraes é o nome do governo para substituir o ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em Paraty (RJ). Moraes precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e aprovado pelos senadores para assumir a vaga.


Temer se dedicou às últimas conversas com amigos e auxiliares sobre a escolha do nome. De acordo com a Agência Brasil, pessoas com acesso aos gabinetes da Corte, Moraes foi apoiado pelo ministro Gilmar Mendes, que chegou a trabalhar informalmente pela sua indicação junto ao presidente.

Caso exista a aprovação, Moraes deve assumir o acervo de 7,5 mil processos que estavam no gabinete de Teori Zavascki, exceto as ações da Operação Lava Jato. Entre as ações estão pautas como a descriminalização das drogas, a validade de decisões judiciais que determinam a entrega de remédios de alto custo para a população e a constitucionalidade da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Moraes também deverá ser o revisor dos processos da Lava Jato no plenário do STF e ocupará a Primeira Turma, composta pelos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Marco Aurélio.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS