Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 28 de Março de 2017, 15:36 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2017, 15h:36 - A | A

Doação

Para resolver falta de estoque em hemocentro, vereador propõe criação de sistema de coleta móvel

Expectativa é de aumentar o estoque de bolsa de sangue do Hemosul e dos hospitais da Capital

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Para resolver falta de estoque em hemocentro, vereador propõe criação de sistema de coleta móvel

Expectativa é de aumentar o estoque de bolsa de sangue do Hemosul e dos hospitais da Capital

Nesta terça-feira (28), durante sessão ordinária na Casa de Leis, o vereador André Salineiro apresentou projeto que pode por fim a falta de bolsas de sangue do Hemosul e hospitais da Capital, apesar de diversas campanhas que buscam incentivar a doação de sangue para pacientes em estado grave, a falta de estoque é um problema.

A proposta do vereador é a criação de um Sistema de Coleta Móvel. O Hemocentro, administrado pelo Estado, esporadicamente utiliza unidade móvel, mas hoje opta por atender na sede e oferece o transporte para grupos de pessoas interessadas em ir até o local para fazer a doação, porque seriam necessários mais funcionários para disponibilizar a unidade móvel com frequência.

Segundo vereador, boa parte da população já está conscientizada sobre a importância da doação de sangue, mas não tem o hábito de ir até o hemocentro, por isso as campanhas não surtem um efeito duradouro.

De acordo com André Salineiro, “uma iniciativa por parte do município ajudaria o hemocentro e os hospitais da Capital a resolver essa situação”, disse Salineiro.

Ainda segundo o vereador, "é importante facilitar a doação de sangue porque é fato que as pessoas já sabem que isso é simples, mas elas não buscam o hemocentro com frequência. Além disso, a coleta móvel levaria esclarecimento sobre a doação de medula óssea, outro procedimento que salva vidas e muitas vezes, as pessoas não sabem como isso funciona exatamente, pensam que é doloroso e complicado", argumentou o vereador.

Conforme o projeto apresentado, o sistema teria uma central para receber as solicitações e agendar a ida da unidade móvel aos locais. Há pessoas interessadas na doação, mas que não têm tempo para ir ao ponto de coleta. Empresas e outras entidades poderiam marcar e facilmente ter acesso a esse serviço", explicou Salineiro.

O serviço de coleta móvel de sangue também poderá atuar em mutirões de doações e em pontos de maior concentração de pessoas, em parceria com associações de moradores, organizações não governamentais e sindicatos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS