Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 14:36 - A | A

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 14h:36 - A | A

Aprendizado

Parlamentares respondem a críticas sobre ida a China como forma de aprendizado

Buscando aprimorar o conhecimento em tecnologias, parlamentares do PSL afirmam ter custeado do próprio bolso ida ao País

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução/Facebook

Parlamentares respondem a críticas sobre ida a China como forma de aprendizado

Buscando aprimorar o conhecimento em tecnologias, parlamentares do PSL afirmam ter custeado do próprio bolso ida ao País

 

Após duras críticas sobre a ida de alguns dos parlamentares do PSL ( Partido Social Liberal) à China, inclusive apontando o fato de que o próprio presidente eleito Jair Bolsonaro também do PSL não sabia de tal viagem, parlamentares rebatem as críticas utilizando mídias sociais e registram reuniões e encontros durante estadia no País. 

 

Para a Senadora Eleita pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, em nota publicada em sua rede social, declara que: 

 

 “O Brasil e a China são parceiros de negócios há mais de 40 anos, e nos últimos 9 foi a nossa maior importadora. Em 2018 ultrapassamos mais de 100 BILHÕES de dólares em negócios, e a balança comercial tem sido favorável pra nós. A China comprou dos brasileiros mais de 65 bilhões, enquanto o Brasil comprou deles apenas 35 bi. Também lançamos juntos 4 satélites, e vamos fazer muito mais. O principal parceiro econômico da China é os EUA, mas o nosso é a China. Se alguém consegue trazer hoje para o nosso país um parceiro melhor, por favor, apresente. Quem é que banca uma retirada da China do nosso mercado? Os “caipiras” aqui têm muito o que aprender com eles”.

 

O Deputado Federal também eleito por Mato Grosso do Sul, Loester Souza (conhecido como Tio Trutis), também fazendo uso de sua mídia social disse em nota que: 

 

“Esclarecimentos sobre a viagem China.

 

É com muito orgulho que represento meu estado ao lado da minha amiga e senadora da república. Lembrando que os custo foram por conta dos parlamentares e do governo chinês, uma parceria sem nenhum gasto de dinheiro público para o Brasil.

 

• Não viemos em nome do executivo, muito menos fechar contratos.

 

• Viemos conhecer, saber como funciona algumas tecnologias para buscar inspiração e não importa-las.

 

•130 milhões de chineses ano, saem para o turismo mundial, porém só 51mil entram no Brasil e 03% disso passa pelo MS, quero saber por quê ? Pra pensar em como melhorar isso. 

 

• Ainda não estamos empossados e não falamos em nome do Brasil, ninguém na comitiva tem poder para tal. 

 

• Toda viagem foi custeada pelos parlamentares e pela embaixada da China, sem ônus para os cofres públicos.

 

•Com todo respeito ao Olavo, mas ele levou em conta a opinião de jornalista da Carta Capital e do Uol, que supuseram o que viemos fazer aqui; sem informações oficiais?

 

•Afirmo que: minha visita tem caráter de conhecimento, quero que assim como os EUA, meu país cresça tendo relações comerciais com o mundo todo, onde qualquer relação que seja benéfica ao povo brasileiro merece ser ouvida.

 

•Sabe o que é BRICS? Quem participa? Onde vai ser o encontro em 2019 e qual a posição do Brasil? 

 

• Sabe o que quanto o Brasil vende de soja, carne e até aviões pra China?”

 

Para os parlamentares, o principal parceiro econômico dos Estados Unidos é a China, porém, o principal parceiro econômico do Brasil é a China, considerando a importação realizada pelo país nos últimos 9 anos, alcançando o valor de US$ 100 bilhões de dólares para o Brasil. Além deste, outro motivo também citado por eles, é de que, cerca de 130 milhões de chineses realizam turismo mundial, deste total, apenas 51% vem para o Brasil e 3% passa por Mato Grosso do Sul, com essas informações, membros do PSL de MS, buscam melhorar a vinda dos Chineses para o Brasil e para o Estado. Assim como diversas oportunidades de tecnologias e desenvolvimentos utilizadas pela China, que também serão debatidas pelos mesmos em reuniões com políticos locais.  

 

Comente esta notícia

Marici Motta 18/01/2019

Resumindo, foram fazer turismo mesmo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS