Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 23 de Julho de 2019, 10:36 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2019, 10h:36 - A | A

Rota Bioceânica

Pavimentação do Chaco Paraguaio é uma realidade e deverá ser concluída em 2022

A rodovia integrará o Corredor Bioceânico Atlântico-Pacífico.

Flavia Andrade
Capital News

Governo Paraguaio

Pavimentação do Chaco Paraguaio é uma realidade e deverá ser concluída em 2022

A rodovia integrará o Corredor Bioceânico Atlântico-Pacífico.

 

A pavimentação da rodovia do Chaco Paraguaio que integrará o Corredor Bioceânico Atlântico-Pacífico é uma realidade e deverá ser concluída em 2022. A obra garantida pelo Paraguai consolida o projeto de integração comercial, do qual faz parte a construção da ponte de concreto sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, também financiada pelo vizinho país.

 

A rodovia totaliza 497 km , ligando Carmelo Peralta a Marechal Estigarribia, na fronteira com a Argentina , sendo este o único trecho da Bioceânica não asfaltado. Da Argentina aos portos de Iquiqui e Antofagasta, no Chile, o corredor conta com pavimento de qualidade, percorrido em 2017 pela expedição realizada por empresários do setor de transportes de Mato Grosso do Sul. A nova rota tem 1.900 km, a partir de Campo Grande.

 

Durante o lançamento da licitação para elaboração do projeto executivo da ponte, em Carmelo Peralta, com a presença do presidente do Paraguai Mário Abdo Benítez, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, enfatizou a importância da infraestrutura rodoviária para ligar o Estado à costa do Pacífico. Também realçou o compromisso do Paraguai em concluir o conjunto de obras até 2023.

 

Para Reinaldo Azambuja,  “Todos ganharão com a abertura desse corredor, o Brasil, o Paraguai, a Bolívia, a Argentina e o Chile, com o incremento das exportações e importações entre os países e a competitividade dos nossos produtos. São iniciativas que também fortalecem as relações entre Brasil e Paraguai”, destaca.

 

De acordo com José Alberto Alderete, diretor-presidente da Itaipu Paraguai, “estamos construindo um novo Canal de Panamá da América do Sul, unindo Atlântico e Pacífico”, enfatiza.  Ao todo, a multinacional investirá R$ 290 milhões na construção da travessia no Rio Paraguai.

 

Segundo o presidente do Paraguai, Mário Benítez, declarou “ será o motor de desenvolvimento do meu país, que não tem litoral, e se conectará ao mundo”, conclui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS