Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 15:22 - A | A

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 15h:22 - A | A

ELEIÇÕES 2018

Pedro Chaves abandona candidatura e acusa PDT de ‘aliança espúria’

Senador enviou carta ao presidente do partido comunicando decisão e esclarecendo motivos da desistência

Leonardo Barbosa
Capital News

Facebook/Senador Pedro Chaves

Pedro Chaves abandona candidatura e acusa PDT de ‘aliança espúria’

O senador aceitou compor a aliança com o PDT com condição imprescindível de ser candidato único ao Senado Federal

O senador Pedro Chaves (PRB), que já havia registrado sua candidatura à reeleição ao Senado Federal junto ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) enviou uma carta ao presidente regional do seu partido, Wilton Acosta, renunciando da sua candidatura à reeleição no senado e detalhando os motivos que o fizeram desistir de concorrer às eleições.

 

Segundo o documento, após a aliança firmada com o PDT, encabeçado pelo Juiz Odilon de Oliveira, o senador teria ficado surpreendido com o anúncio do nome do empresário Humberto Figueiró (Podemos), também como candidato apoiado pelo PDT, uma vez que apenas ele próprio deveria ter o apoio do partido de Odilon. Chaves alega ainda que o PDT teria feito uma ‘aliança espúria e silenciosa’. “Infelizmente, o PDT fez uma aliança espúria e silenciosa com o Podemos, lançando, sem meu conhecimento, mais um candidato ao Senado”, argumentou o senador.

 

O senador diz na carta que quando o PRB topou compor a aliança encabeçada pelo PDT, a condição imprescindível era o registro de apenas um candidato para o Senado Federal, o que acabou não ocorrendo.

 

Chaves teria dado o prazo de 12 dias para o PDT “resolver esta situação e cumprir a palavra empenhada”, o que não ocorreu, e finalizou dizendo, “saio de cena e renuncio em caráter irrevogável e irretratável a minha candidatura”, disse o, agora ex-candidato, Pedro Chaves.

 

Nesta tarde, o senador acompanha o presidente Michel Temer, na cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, em Assunção.

 

 

Confira a íntegra da carta de Pedro Chaves a Wilton Acosta

 

Caro Wilton, bom dia.

 

Como é do conhecimento do caro Presidente, quando o PRB foi convidado para fazer coligação com o PDT, a condição ‘sine-qua-non’ era ter candidato único para o Senado Federal. Infelizmente o PDT fez uma aliança ‘espúria e silenciosa’ com o Podemos, lançando, sem meu conhecimento, mais um candidato ao Senado, inviabilizando assim minha candidatura.

 

Dei 12 dias para o PDT resolver esta situação e cumprir a palavra empenhada.

 

Lamentavelmente até esta data todas as tentativas foram em vão.

 

Não querendo atrapalhar os destinos da coligação ‘saio de cena’ renunciando, em caráter irrevogável e irretratável a minha candidatura.

 

Hoje eu formalizo minha saída.

 

Quero agradecer ao prezado amigo pelo carinho e amizade que sempre fui tratado pela Presidência do PRB Estadual.

 

 

Um abraço.

 

 

Senador  Pedro Chaves

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS