Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017, 13:38 - A | A

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017, 13h:38 - A | A

Projeto de Lei

Pedro Chaves conclui em 15 dias projeto que cria Fundo do Pantanal

A proposta define regras para a gestão e proteção do bioma pantaneiro

Flávio Brito
Capital News

Assessoria/Divulgação

Senador garante que em 15 dias conclui projeto que cria o Fundo Pantanal

Pedro Chaves é relator do projeto do atual ministro Blairo Maggi

O senador Professor Pedro Chaves (PSC-MS) pretende concluir dentro de 15  dias o relatório sobre o   Projeto de Lei 750/2011, de autoria do então senador e atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que define regras para a gestão e proteção do Pantanal. A garantia foi dada pelo parlamentar em Corumbá (MS), nesta quinta-feira (21), durante a inauguração do Frigorífico Caimasul, especializado na criação e abate de jacarés.

“Já ouvi ambientalistas, produtores rurais e dezenas de representantes dos setores interessados. Meu relatório, além de definir as regras de gestão e proteção, vai propor a criação do Fundo Pantanal, que captará doações e um percentual de financiamentos para atividades agrícolas na região da Bacia do Alto Paraguai. Os recursos do fundo serão investidos em ações de conservação, prevenção, monitoramento e combate à degradação dos recursos hídricos, além da promoção da conservação e do uso sustentável do bioma pantaneiro. Já conversei com os ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Blairo Maggi, e também com a direção da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) sobre o assunto e todos se mostraram bastante receptivos à proposta. Falta apenas definir algumas questões com a área econômica do governo, o que farei nas próximas duas semanas”, afirmou Pedro Chaves, que é relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O Fundo Pantanal apoiará projetos de gestão das áreas protegidas, controle, monitoramento e fiscalização ambiental, atividades desenvolvidas a partir do uso sustentável dos recursos naturais, pesquisas para conservação e uso sustentável da biodiversidade e a recuperação de áreas desmatadas e degredadas.

Frigorífico – Pedro Chaves participou como convidado, ao lado do ministro Blairo Maggi e do governador Reinaldo Azambuja, da inauguração do frigorífico Caimasul, que fica às margens da rodovia BR-262, a cerca de 35 km do Centro de Corumbá. O empreendimento, que gera 40 empregos diretos e centenas de outros indiretos, é fruto de um investimento de R$ 35 milhões de um grupo empresarial brasileiro, associado a investidores bolivianos. O frigorífico está instalado em uma área de 150 hectares e é o único do mundo de abate de jacarés inteiramente automatizado. A produção oferece 11 diferentes tipos de cortes de carne para os mercados externo e interno. A tecnologia empregada permite aproveitamento total do animal.

De acordo com o presidente do Caimasul, Raul Amaral, o trabalho executado no complexo industrial é pautado pelo compromisso de manter o equilíbrio do ecossistema pantaneiro, garantir a conservação da espécie do jacaré do Pantanal e seguir as regras ambientais que regulam o setor. Em breve, a empresa vai criar um fundo para financiar estudos de preservação da espécie.  Para isso, será destinado um valor por cada animal abatido pelo frigorífico.

Todo o manejo da área de trabalho é sustentável. A água usada nas baias onde ficam os répteis vai para bacias de decantação, onde é tratada e reutilizada. Como todo o corpo do animal tem utilidade, não há resíduos. As matrizes são coletadas na natureza, por meio de um sistema de manejo em áreas monitoradas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS