Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017, 11:12 - A | A

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017, 11h:12 - A | A

Decisão judicial

Prefeito e vice de Nova Andradina são cassados por abuso de poder

Juiz determinou a realização de novas eleições no município

Natália Moraes
Capital News

Luciene Carvalho/Nova News

José Gilberto Garcia

José Gilberto Garcia

A Justiça determinou a cassação do mandato do prefeito José Gilberto Garcia (PR) e do vice, Newton Luiz de Oliveira (PMDB) de Nova Andradina, município a 297 km de Campo Grande. Eles são acusados de cometer abuso de poder pelo uso indevido dos meios de comunicação.


A decisão partiu do juiz eleitoral José Henrique Kaster Franco, da 5ª Zona eleitoral de Nova Andradina, que acatou denúncia do Ministério Público Estadual (MPE). Ele determinou ainda a realização de novas eleições no município.


Conforme os autos, o vice, conhecido por "Nenão" era diretor da Rádio Excelsior e a emissora teria favorecido a dupla. O veículo não seguiu a escala de inserções feita pela Justiça Eleitoral, colocando as propagandas da chapa em horários de maior audiência. Já as do adversário,  o candidato à reeleição Roberto Hashioka (PSDB), ficaram com períodos de menor quantidade de ouvintes.


Pertencentes à chapa Unidos por Nova Andradina (PR, PMDB, PTB e PDT), o prefeito e o vice venceram as eleições com apenas 27 votos a mais que Hashioka, da coligação Nova Andradina Acima de Tudo

–  responsável pela denúncia.


Ainda conforme trecho da decisão, o juiz pede a inelegibilidade da dupla nas eleições dos próximos oito anos. Garcia e “Nenão” tem três dias para recorrerem ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), até lá permanecem no cargo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS