Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 11:12 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 11h:12 - A | A

Cooperação Técnica

Prefeitura faz aliança entre Sedesc e Instituto Mirim para estimular empregos

Gestão de Marquinhos traça estratégia institucional para convencer empresários sobre a importância de se investir mais no primeiro emprego

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Prefeitura faz aliança entre Sedesc e Instituto Mirim para estimular empregos

Termo que foi assinado com a presença da primeira dama, Tatiana Trad, na terça-feira (8), indica potencial do Prodes como ferramenta para sucesso em empregabilidade.

Mesmo com a tradição do Instituto Mirim, de mais de três décadas como instrumento complementar de formação de jovens, a Prefeitura de Campo Grande vê como necessária uma medida diferente para que a promoção do “primeiro emprego via entidade” não sofra com a crise econômica do país. Para isso, a aposta é um termo de cooperação técnica entre a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia) e o instituto, como forma de incentivar a empregabilidade de 1.100 alunos.

O foco principal do aproveitamento dessa mão-de-obra é justamente empresas que já possuam algum vínculo de benefício fiscal com a Prefeitura de Campo Grande, por meio do Prodes (Programa para Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande). Com essa alternativa, no entanto, o próprio Executivo traça uma meta discreta de geração de vagas nos próximos meses, diferente de outros momentos, em que a cada leva de projetos aprovados na Câmara Municipal, para fomento desse núcleo da Sedesc, inspirava a expectativa de mais de mil postos de trabalho sendo abertos na Capital.

Na segunda-feira (7), após a assinatura de subvenções fiscais, a Prefeitura anunciou que com a instalação de dezessete novas empresas em Campo Grande seria possível criar no mínimo 525 empregos diretos. O investimento mediado pelo Prodes é de R$ 130 milhões e faz parte também de previsão do  Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico), conforme relatório divulgado pelo colegiado.

“Estamos empenhado não apenas em atrair novas empresas, mas em colaborar para que as que já estão instaladas aqui sobrevivam. Esses incentivos são a demonstração de que a administração pública está voltada para o fortalecimento da Capital em todos os setores, inclusive na geração de emprego e renda”, destacou Marquinhos na assinatura das concessões, que devem também contemplar a oportunidade para o primeiro emprego, especialidade do Instituto Mirim.

O titular da Sedesc cita o desafio do termo tendo foco na “mudança de realidade” dos alunos. Nós não estamos medindo esforços para fazer uma força tarefa em que os empresários enxerguem o mirim. Aqui nós damos qualidade e formação para que eles cheguem ao mercado trabalho e desenvolvam o melhor trabalho possível”, revela. o secretário.

Tranversalidade para fomentar inserção no mercado

A preparação de jovens para o mercado tem sido enfoque também em outra pasta do Executivo Municipal, a Sub-Secretaria de Juventude, comandada por Maicon Nogueira. Graças à parceria fechada com entidades, o Projeto Ação Jovem opera na capacitação de 120 alunos, fora a oferta 420 matrículas de cursos profissionalizantes garantidos pela Prefeitura devido a um convênio com a empresa AFF Cursos Profissionalizantes Ltda. No caso dessa outra parceria há capacitações para aulas de informática, Secretariado, domínio do Photoshop e até de performance Youtuber.

A Coordenadoria Municipal de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) é outro exemplo de busca da prefeitura para que a inserção no mercado de trabalho formal aconteça com apoio da Prefeitura e integração do Executivo com o mercado.

Cris Stefany, à frente da pasta que está ligada a Secretaria de Governo, tem como papel tratar a pauta junto a várias instâncias da Administração Municipal, mostrando que já no primeiro ano a gestão de Marquinhos Trad tem conseguido a interação da equipe de trabalho e de áreas do atendimento à sociedade. No caso da coordenadoria o nome do projeto é o “Transpondo Barreiras”.

Nesta semana, foi a vez ainda da Funsat (Fundação Social do Trabalho) lançar o projeto Funsat Itinerante PCD – voltado para Pessoas com Deficiência. Com a iniciativa espera-se que alunos do município, familiares, reabilitados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que sejam portadores de necessidades especiais também obtenham condições de empregabilidade e, sobretudo manutenção em postos de trabalho.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS