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Prefeitura lança ferramenta para aproximação popular da ouvidoria

Aplicativo criado por servidores da Agetec visa estimular o cidadão a participar mais da gestão pública

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/PMCG

Prefeitura lança ferramenta para aproximação popular da ouvidoria

Inovação irá facilitar ainda a transversalidade de ações nas pastas do Executivo

O campo-grandense está “tecnologicamente convidado” pela Prefeitura a ser parte da administração da cidade, enviando sugestões, reclamações ou oferecendo denúncias. Para exercer a cidadania a partir de um acionamento de celular, o cidadão agora possui como opção o aplicativo “Fala Campo Grande”, desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação), a custo zero para o Poder Público.

A ferramenta foi lançada na tarde da quarta-feira (9) em uma das solenidades que fazem parte das comemorações do aniversário da Capital, que completa 118 anos no dia 26 de agosto. Com o “Fala Campo Grande” será possível interagir com a Ouvidoria Municipal encaminhando também imagens na sugestão que pode variar a qualquer área de atendimento da prefeitura.

O prefeito soube ouvir a necessidade das pessoas e o anseio de estarem mais próximos da prefeitura. O ‘Fala Campo Grande’ é uma das representações dessa convivência com a população”, citou a vice-prefeita, Adriane Lopes, que representou o prefeito Marquinhos Trad no lançamento do aplicativo que terá a missão de substituir o ineficiente Gessol, também anunciado em mês comemorativo do aniversário da Capital, há dois anos.

Sem mistério para dar o pitaco
A proposta, segundo o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso é a de se estreitar a comunicação do cidadão com os órgãos da administração municipal, agilizando o processo que começa no pedido realizado até a solução da demanda. No primeiro acesso o usuário deverá cadastrar suas informações pessoas e criar seu login e senha. “O preenchimento correto de alguns dados pessoais antes do primeiro acesso é essencial para evitar possíveis fraudes ou envio de informações não relacionadas ao fim que se propõe”, avisa.

A experiência do aplicativo permite, inclusive, que na adesão ao ícone “obras e serviços”, os usuários possam anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da prefeitura solucionem mais facilmente a demanda.

A intenção é acolher o máximo de solicitações em menor tempo para agilizar os serviços. Além das demandas que vão chegar pelo aplicativo, pelo telefone e pelo e-mail, a Ouvidoria terá endereço presencial para atender a população”, declara o ouvidor-geral do município, Tony Ueno.

Um excelente efeito colateral da ferramenta diz respeito a melhora efetiva também na Transparência da Prefeitura de Campo Grande, segundo o titular da Controladoria-Geral do Município, Evandro Bandeira. “A população poderá acompanhar as informações importantes, que são de interesse público, em claro atendimento ao que prevê a Lei de Acesso à Informação”, destaca, enfatizando a democratização das intervenções populares na plataforma.

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