Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 17:09 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 17h:09 - A | A

SAÚDE

Programa “Mais Leite” é aprovado e segue para sanção do prefeito

Lactantes, gestantes ou mulheres que já estão amamentando, de baixa renda, poderão receber leite em pó

Flávio Brito
Capital News

Arquivo/Divulgação/Notícias MS

Semana Mundial da Amamentação 2016 é realizado em Shopping da Capital

Autor de projeto reforça a importância da amamentação 

O Programa de Nutrição Infantil “Mais Leite” foi aprovado em segunda discussão e votação na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (19). Proposto pelo vereador João César Mattogrosso (PSDB), o objetivo do programa é combater e prevenir doenças causadas pela falta ou excesso de nutrientes. A proposta é destinada para famílias em situação de vulnerabilidade social e fará a distribuição gratuita de leite em pó. A proposta segue para sanção do Prefeito Municipal, Marquinhos Trad (PSD).

 

O projeto, de caráter autorizativo, permite ao Executivo Municipal contemplar lactantes, gestantes ou mulheres que já estão amamentando, para atender crianças entre 0 e menos de 3 anos de idade. A distribuição gratuita de leite ocorrerá para famílias que se encontram em comprovada impossibilidade financeira, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) gerenciar o programa e fazer o cadastro dos beneficiários.

 

A matéria ainda especifica os tipos de nutrição que o município poderá fornecer às famílias. “Desta forma, o projeto será desenvolvido por meio da disponibilização de fórmula infantil à base de proteínas lácteas, em pó, enriquecida de ferro, isenta de sacarose, indicado para lactantes de 0 a 36 meses de vida, com predominância de proteínas do soro do leite em relação à caseína, redução de percentual de gordura láctea, com maltodextrina na fórmula, acrescida de prebiótico”, conforme o texto da assessoria do vereador.

 

De acordo com o autor da proposta, a implantação do programa contribuirá com a saúde pública. “Nosso objetivo com esse projeto é contribuir para erradicação da desnutrição e subnutrição infantil, atuando preventivamente como forma de políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco de doença em crianças de 0 a 3 anos”, aponta João César Mattogrosso.

 

O parlamentar esclarece ainda que a iniciativa não pretende substituir o aleitamento materno. “Em hipótese alguma este projeto pretende substituir a amamentação, porque sabemos que esta é a medida apropriada para nutrição infantil. Porém, o Poder Público não pode ignorar os casos em que a nutrição materna não é possível, devendo oferecer alternativas para tal”, ressalta.

 

Indo ao encontro da regulamentação prevista pela Lei Orgânica do Município que impõe a obrigatoriedade em promover condições dignas de alimentação, a proposta do vereador João César Mattogrosso visa o cumprimento dos princípios constitucionais impostos ao Poder Público.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS