Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Domingo, 25 de Junho de 2017, 08:25 - A | A

Domingo, 25 de Junho de 2017, 08h:25 - A | A

Acesso

Projeto de Lei obriga a classificação de grau de deficiência em concursos públicos

Projeto do senador Moka visa a concorrência leal por vagas destinadas a pessoas com deficiência

Maisse Cunha
Capital News

Marcos Oliveira/Agência Senado

Senador Waldemir Moka (PMDB-MS)

 

O Senado Federal recebeu, nesta semana, o Projeto de Lei nº 201/2017, de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da classificação do grau de funcionalidade e incapacidade dos candidatos concorrentes a vagas reservadas a pessoas com deficiência em concursos públicos.

 

De acordo com o senador, a proposta visa equiparar a disputa pelas vagas entre os candidatos portadores dos diversos graus de deficiência, colocando-os em grupos de incapacidades semelhantes. 

 

“Um tetraplégico tem mais dificuldade para se preparar do que cego de um olho. Uma pessoa que tenha deformação em um dos pés ou mãos, que é considerada deficiência, vai sempre levar vantagem sobre um cego totalmente”, defende Moka.

 

Na prática, o PL buscar cumprir, na realização dos concursos, o mesmo protocolo exigido para autorizar a concessão das aposentadorias aos portadores de deficiência, conforme o Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007, que exige além da avaliação anatômica e fisiológica, os fatores ambientais e sociais condicionantes, baseado no entendimento de incapacidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Segundo o senador, as regras hoje vigentes não são justas com as pessoas que tem deficiência que impede, de fato, o pleno exercício dos direitos com igualdade àquelas que não são debilitadas.

 

Durante a elaboração do PL, foram ouvidos, em audiência pública no Senado, especialistas do Conselho Federal de Medicina (CFM), Universidade de Brasília (UNB), Governo Federal, além do Ministério Público Federal (MPF).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS