Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 14:48 - A | A

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 14h:48 - A | A

Congresso Nacional

Senador do MS será presidente de subcomissão voltada para Doenças Raras

Colegiado nasceu depois de pedido do próprio parlamentar que luta por legislação melhor no tema

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação

Senador do MS será presidente de subcomissão voltada para Doenças Raras

Sugestão de Moka atende a preocupação de problema que envolve a vida de 13 milhões de brasileiros

Waldemir Moka (PMDB) será o presidente da Subcomissão sobre Doenças Raras, colegiado com ligação aos trabalhos da CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. A nova instância de debate de políticas afirmativas  para o tema também abordará o aperfeiçoamento futuro de legislação específica que envolve a cobertura da saúde pública e de saúde suplementar em pacientes dessa natureza.

A subcomissão foi um pedido do próprio Moka à Casa que aceitou a ideia neste mês de agosto. O senador de Mato Grosso do Sul terá companhia no colegiado de mais nove parlamentares, entre titulares e suplentes.

“Queremos garantir os recursos e uma rubrica no orçamento do ministério da Saúde para que os remédios de alto custo sejam disponibilizados no SUS. Há pessoas desesperadas porque os remédios são caríssimos ”, avisa Moka sobre canal aberto para as Doenças Raras no Senado. As reuniões da subcomissão estão agendadas para terem início em 12 de setembro.

Irão compor o colegiado o senador Dalírio Beber  (PSDB-SC), como vice-presidente, Ana Amélia (PP-RS), Airton Sandoval (PMDB-SP) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE), sendo membros efetivos e os suplentes Ângela Portela (PDT-RR), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Romário (Pode), Cidinho Santos (PR-MT) e Armando Monteiro (PTB-PE). Não houve definição ainda da relatoria da subcomissão.

O nicho de atendimento compreende a realidade de R$ 13 milhões de brasileiros que são acometidos por doenças raras, segundo estudo do Ministério da Saúde. Considera-se “doenças raras” as patologias que são definidas como aquelas que afetam até 65 de cada 100 mil pessoas. A lista compreende doenças que apresentam sintomas diferentes, algumas deleas causadas por fatores genéticos, ambientais e infecciosas e imunológicas. No Brasil, 6% a 8% da população sofre com esse problema.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS