Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 12:15 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 12h:15 - A | A

Encerramento

Sob protesto, deputados aprovam projetos polêmicos na Assembleia

Deputados aprovaram projeto que altera regras para pensão

Wendell Reis
Capital News

Wendell Reis/Capital News

Sob protesto, deputados aprovam projetos polêmicos na Assembleia

Deputados enfrentaram protesto durante votação

Os deputados enfrentaram uma sessão tumultuada nesta quarta-feira (21), com vaias e muita gritaria. Servidores protestaram contra dois projetos polêmicos enviados pelo Governo do Estado. Um projeto autoriza o Governo do Estado a renegociar a dívida com a União e o outro muda regras para pensão.


Os manifestantes fizeram muito barulho, com gritos em repúdio a deputados. “O deputado, o povo irá pra rua e a culpa vai ser sua”, diziam manifestantes, entre outros gritos. Eles queriam que os deputados retirassem os projetos de pauta para uma discussão mais ampla.


Os servidores são contra o projeto que autoriza Reinaldo Azambuja (PSDB) a renegociar a dívida com a União. Eles temem que o governador use o projeto para no ano que vem justificar um congelamento do salário, negando reajuste.


A oposição criticou o projeto, pedindo uma discussão no ano que vem. Pedro Kemp (PT) chegou a dizer que o projeto seria um cheque em branco para o governador. Todavia, o projeto foi aprovado com voto contrário apenas dos quatro deputados do PT.


Os servidores também foram vencidos no projeto que muda o sistema de pensão vitalícia. Agora uma esposa de servidor que falecer terá direito a pensão pelo dobro de tempo trabalhado e não por toda a vida, como é atualmente.


Os deputados apresentaram uma emenda garantindo pensão vitalícia apenas para militares, caso morram em serviço. Durante a sessão também foram aprovados o orçamento e o Plano Plurianual.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS