Campo Grande Segunda-feira, 13 de Maio de 2024


Política Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017, 09:45 - A | A

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017, 09h:45 - A | A

Controladoria

Transparência do Estado passa a ser mais requisitada em 54,6%

Comparativo com 2016 mostra o salto de acessos do portal do Executivo que busca situar cidadão

Danilo Galvão
Capital News

Diana Gaúna/Subcom/Governo do Estado

Matéria Transparência site com mais acessos

Conscientização da sociedade quanto a ferramenta de acesso de dados é a chave do aumento de acessos diz CGE

A participação do sul-mato-grossense quanto ao interesse por acompanhar informações oficiais do Governo do Estado aumentou. O registro é de um comparativo entre o 2016 e 2017, levando em consideração os primeiros sete meses de cada ano. O salto foi de 54,6%, segundo levantamento da CGE-MS (Controladoria Geral do Estado).

Para o controlador-geral, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o fenômeno está ligado a uma mudança de perfil das pessoas. Na visão dele as pessoas tem procurado mais sobre dados do Governo porque passaram a entender que aquela informação custodiada no site de Transparência é pública, um bem da sociedade.

“A demanda vem principalmente de universitários, pesquisadores, mas também de organizações sociais como a Transparência Brasil, por exemplo, que faz monitoramento do Brasil inteiro. Essas organizações funcionam para nós como uma espécie de termômetro, a partir do momento em que medem como está o relacionamento entre poder público e o cidadão. Com as pesquisas e acompanhamento, vamos melhorando a qualidade das respostas”, explica.

 

Requerimentos por informação também crescem

Diana Gaúna/Subcom/Governo do Estado

Matéria Transparência site com mais acessos

Mais acessos que em 2016 e mais pedidos por informação ao Governo do Estado

No paralelo entre os dois períodos de 2017 e de 2016, a diferença foi de 66.110 visitas. No ano passado o sistema contou 120.289 acessos e para este ano foram 186.399 acessos. Os pedidos de informação, por meio do Sistema de Informação ao Cidadão e a Ouvidoria, também ampliaram. A coordenadora do setor, a auditora estadual Renata Brandão, explica que a ferramenta tem como objetivo mostrar na prática ao cidadão o que o Governo está fazendo. E o cidadão tem utilizado mais o seu direito de interagir com a administração pública.

Recebemos todos os tipos de demandas: da imprensa, sociedade civil, associações, empresas. Alguns questionamentos são mais simples e conseguimos responder de imediato e outros demandam estudo maior e tempo. Mas o que tem nos motivado é que houve aumento de demanda, isso é importante para alcançarmos um nível de controle social em que as pessoas façam realmente o acompanhamento de gastos”, pondera Renata.

Ou ponto que ajudou a impulsionar o sucesso na plataforma foi o reconhecimento da Rede de Controle da Gestão, formada por 16 órgãos, entre eles a CGU (Controladoria Geral da União) quanto a excelência do Estado em Transparência. A entidade conferiu ao Mato Grosso do Sul nota 10 assim como o ranking da Escala Brasil Transparente.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS