Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018, 13:29 - A | A

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018, 13h:29 - A | A

Projeto de Lei

Uniformes poderão informar tipagem sanguínea de alunos

Objetivo é agilizar o socorro médico com a disponibilização das informações às equipes de saúde em caso de acidentes, por exemplo

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Portal MS

Encerra amanhã prazo para pré-matrícula digital para Rede Estadual de Ensino

Informações poderão ser pintadas ou bordadas nas peças de roupa

O deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) apresentou na sessão desta terça-feira (20), projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro do grupo sanguíneo e do fator RH nos uniformes de todos os alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio, nas escolas das redes pública e privada do Estado.  

 

Conforme a proposição, as identificações deverão estar na parte dianteira superior direita da peça do uniforme (blusão, camisa, camiseta, agasalho e outros). De acordo com as informações da agência de notícias da Assembleia Legislativa, os dados poderão ser pintados, bordados ou afixados de forma permanente. “Pretendemos proteger as crianças e adolescentes na hipótese de acidentes. Não saber o grupo sanguíneo e o fator RH pode retardar o atendimento. A medida trará agilidade no momento do socorro médico”, destacou o propositor.

 

Agricultura familiar 

Maurício Picarelli também apresentou projeto de Lei que obriga supermercados, hipermercados, atacadistas e estabelecimentos varejistas a disponibilizarem os produtos da agricultura familiar em gôndolas específicas. Caso se torne lei, os comerciantes terão um prazo de 90 dias para adequação à regra estabelecida.

 

“É uma forma de fortalecer a agricultura familiar e garantir a sustentabilidade. Também é importante ressaltar o papel de responsabilidade social dos supermercados e dos consumidores na promoção da agricultura familiar na economia estadual”, disse o parlamentar.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS