Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 05 de Maio de 2017, 09:10 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2017, 09h:10 - A | A

Votação sobre a Reforma da Previdência será nesta terça-feira

João Gabriel Vilalba
Especial para o Capital News

Agência Brasil

Comissão adia votação do parecer da reforma da Previdência

O deputado Marun explicou que a reunião foi transferida devido a invasão no plenário

O presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), disse nesta quinta-feira (4) que retomará os trabalhos da votação na próxima terça-feira (9). De acordo com Marun, todos os 13 destaques deverão ser votados.

 

Na tarde de ontem (3), a comissão aprovou o texto-base da reforma e, em seguida, começou a analisar os destaques da proposta. No momento da votação, o plenário foi invdido por um grupo de agentes penitenciários e a sessão foi encerrada. Segundo a Agência Brasil, os agentes queriam que a categoria fosse incluída no grupo de aposentadoria especial para policiais, com limite de idade reduzido para 55 anos. Os membros da comissão, no entando, retiraram essa possibilidade.

 

Os agentes protestam que o direito de acesso ao beneficio da aposentadoria com limite de idade reduzido assim como foi feito com  os policiais federais e, posteriormente, com policiais legislaticos que trabalham no congresso.

 

Segundo Marun, a reinvidicação é justa, dado o alto grau de risco a que estão submetidos os agentes penitenciarios em sua rotina de trabalho. “Ontem houve um debate que, estava sendo passada à sociedade uma mensagem de que o quebra-quebra promovido no Ministério da Justiça teria sido determinante para a inclusão dos agentes. Então, a mensagem que passamos é: na marra não vai. Não é possível. A liberdade do voto do parlamentar é condição imprescindível para a própria existência do Estado de Direito e da democracia”, afirmou.

 

Marun ainda afirmou que acha possível que o pleito seja atendido por emenda no plenário. Se as coisas se acalmarem, até porque acho o pleito justo, eu vejo caminho para que isso possa, no plenário, ter um resultado favorável. Mas  repito: na marra não vai”, ressaltou.

Questionado sobre  a segurança no Congresso, Marun afirmou que o  esuema deverá ser novamente avaliado e que se nãso tivesse acontecido a confusão, a comissão teria sido concluído ainda na noite de ontem.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS