Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Reportagem Especial Sábado, 11 de Novembro de 2023, 08:32 - A | A

Sábado, 11 de Novembro de 2023, 08h:32 - A | A

Reportagem Especial

Como a direção defensiva salva sua vida e a dos outros

Depois de perder a CNH e passar por curso de reciclagem, aposentado diz que se tornou um condutor melhor

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo Pessoal

Como a direção defensiva salva sua vida e a dos outros

Eu dirigia sem paciência, após o curso, minha visão como motorista mudou totalmente

Fui flagrado a 82 km/h em uma via que é de 50km/h

“Eu estava parado num farol, quando ele abriu, eu saí. No entanto, tinha um carro extremamente lento na minha frente, eu me irritei e acelerei. Quando eu andei mais ou menos um quilômetro, vi um agente da Agetran com aquela pistola para medir a velocidade e ali eu fui flagrado a 82 km/h em uma via que é de 50km/h.” Quem nunca viveu uma situação parecida? Se não viveu, conhece alguém que tenha passado por isso.

Após o curso, minha visão como motorista mudou totalmente

Esse é o relato do aposentado Carlos Augusto Martins, por causa desse motivo ele teve a carteira de habilitação suspensa e perdeu o direito de dirigir. Para voltar às ruas, ele teve de passar pelo curso de reciclagem, um curso oferecido pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que segundo ele, mudou a vida dele. “Eu dirigia sem paciência, não cumpria o limite de velocidade e outras regras. Após o curso, minha visão como motorista mudou totalmente”, ressalta.

O curso de reciclagem é obrigatório para condutores infratores, ele tem o como principal objetivo cumprir a penalidade imposta no processo administrativo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo o condutor faz 30 horas de capacitação e paga o valor de R$ 237,00 reais.

Acervo Pessoal

Como a direção defensiva salva sua vida e a dos outros

Aposentado fala que no curso,se sentiu um motorista atualizado

Em Mato Grosso do Sul, de janeiro de 2020 até junho de 2023, 9.336 motoristas passaram pelo curso de reciclagem. Para realizá-lo o condutor infrator deve apresentar original e fotocópia de documento de identificação e a guia 3031, devidamente paga; ter 100% de frequência – em caso de ausência, por qualquer motivo, deve ser realizado novo curso.

De acordo com a nova lei de trânsito 14.071/2020 do CTB, os pontos na habilitação que levarão a suspensão da mesma são calculados de forma gradual, considerando a quantidade de infrações gravíssimas. Agora, o condutor perde a CNH com 20,30 ou 40 pontos na carteira.

Atualmente está em andamento no Detran do Estado um curso de reciclagem. Ao todo 38 alunos estão participando. No conteúdo das aulas são realizadas atualização da legislação e reflexão sobre as atitudes que levaram à suspensão.

Meu desejo é que as pessoas se atualizem também

Para o Carlos o motivo que o levou a fazer curso de reciclagem virou oportunidade e pra ele, todos os motoristas deviam passar por essa reciclagem, independentemente do acometimento de infração. “Perdi a minha carteira durante dois meses, por impaciência. Se eu fosse uma criatura mais paciente no trânsito, eu não teria perdido. No entanto, no curso, eu me senti um motorista atualizado. Meu desejo é que as pessoas se atualizem também”, finaliza.

Acervo Pessoal

Como a direção defensiva salva sua vida e a dos outros

Perdi a minha carteira durante dois meses, por impaciência. Se eu fosse uma criatura mais paciente no trânsito, eu não teria perdido, ressalta o motorista

Saiba as 10 infrações de trânsito que fazem você perder a CNH:

1. Ameaçar pedestres e outros condutores
2. Atropelamento e fuga
3. Olha a pressa
4. Corridas proibidas
5. Forçar passagem ao ultrapassar
6. Furar bloqueio policial é uma das infrações que fazem você perder a CNH direto
7. Criança na moto
8. Parar o trânsito
9. Dirigir embriagado
10. Não fazer bafômetro

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS