Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Reportagem Especial Domingo, 10 de Dezembro de 2023, 08:12 - A | A

Domingo, 10 de Dezembro de 2023, 08h:12 - A | A

Reportagem Especial

Dezembrou: 5 passos para lidar com a síndrome de final de ano

Psicóloga da dicas de como passar essa época sem sofrer

Renata Portela
Especial para o Capital News

Kireyonok_Yuliya/Freepik

Dezembrou: 5 passos para lidar com a síndrome de final de ano

O primeiro passo é entender o que está sentindo, a intensidade das emoções afirma psicóloga

O final do ano chegou e qual sentimento que vem no seu coração? Felicidade ou angústia? Este é período marcado por festas, confraternizações e alegrias, mas também pode trazer tristeza para algumas pessoas. Isso porque, é nesse momento que as pessoas refletem sobre metas não cumpridas, perdas familiares e tarefas que precisam ser finalizadas.

Segundo os especialistas, os sentimentos, de fato, ficam mais aflorados nesta época do ano e não são só eles que dizem não, é o que revela uma pesquisa da Isma-Brasil (International Stress Management Association – Brasil). Segundo o levantamento, o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% no final de ano, mas por que será que isso acontece?

Acervo pessoal

CUIDE-SE: O lado cinza da autoestima

Mantenha uma rotina de exercícios físicos, isso ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, diz Marilza

De acordo com a psicóloga comportamental Marilza Silva uma das explicações está relacionada ao aumento da expectativa em relação às confraternizações. Ela diz que o final do ano traz representações simbólicas muito fortes que envolve ambiente, cultura e relações pessoais e interpessoais e conforme a situação que a pessoa tenha vivenciado durante o ano, pode experimentar sentimentos como saudade, tristeza, medo, etc.

Outro ponto, segundo ela, é a questão financeira que também pode adicionar uma carga a mais no estresse e na ansiedade de fim de ano. A compra de presentes, possíveis viagens e preparativos para as celebrações, podem deixar os nervos à flor da pele, principalmente se o orçamento estiver apertado, explica a psicóloga.

Os níveis de estresse alto e ansiedade exagerada, assim como perdas e lutos podem desencadear adoecimentos

Para lidar com a situação, Marilza fala que o primeiro passo é entender o que está sentindo, a intensidade das emoções e situações que estão trazendo sofrimento. “Também é fundamental não deixar para resolver situações que podem ser resolvidas antes do último mês do ano. Os níveis de estresse alto e ansiedade exagerada, assim como perdas e lutos podem desencadear adoecimentos”, destacou.

Para que o fim de ano seja um período leve e repleto de alegria, algumas atitudes são necessárias para reduzir a ansiedade e a angústia durante os últimos dias de dezembro. A psicóloga Marilza destaca algumas dicas:

1. Pratique técnicas de respiração profunda para aliviar o estresse e o sentimento de ansiedade

2. Mantenha uma rotina de exercícios físicos, o que ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade

3. Mantenha uma alimentação equilibrada

4. Procure dormir bem

5. Se necessário, busque ajuda de um profissional de saúde mental

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS