Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Reportagem Especial Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 15:51 - A | A

Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 15h:51 - A | A

Reportagem Especial

Dia dos namorados: Conheça os benefícios do amor e da paixão para a saúde

Especialista fala que estar apaixonado ou amando alguém libera hormônios e neurotransmissores que melhoram o humor

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Dia dos namorados: Conheça os benefícios do amor e da paixão para a saúde

Dia dos namorados

Loves in the air, o amor está no ar e nas praças, empresas, em casa também. Aquela sensação de frio na barriga, borboletas no estômago e sorriso estampado no rosto são algumas das manifestações físicas mais comuns em uma pessoa apaixonada, mas será que existe diferença entre amor e paixão?

Há um complemento, um apego e uma conexão social

De acordo com o psiquiatra José Rosa Pires, na paixão há uma idealização da pessoa em relação à outra com vontades mas não motivações, ela pode durar até um ano ou menos. Já o amor, o especialista explica que este sentimento é mais complexo, “há um complemento, um apego e uma conexão social”, frisa.

Quando as pessoas estão amando, a troca de afeto, amor e carinho são presentes ainda mais nesta segunda-feira (12), dia dos namorados. A data é toda voltada para celebrar os sentimentos que traz benefícios à saúde e você sabe quais são?

Divulgação

Dia Mundial do Sono: Saiba se você dorme bem e o que fazer para descansar mais

Psiquiatra José Carlos Rosa Pires

De acordo com o especialista o amor envolve a ocitocina, conhecida como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar. Além disso, o sentimento provoca a excitação dos seguintes neurotransmissores ou endorfinas: dopamina (hormônios da felicidade e quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação), através da excitação do sistema de recompensa do cérebro; A serotonina (Entre suas funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo) e a ocitocina e noradrenalina (precursor endógeno e da adrenalina).

Ja na paixão, há uma ativação no cérebro do núcleo accumbens, que se localiza atrás dos olhos, que é sensível ao neurotransmissor dopamina, o qual aumenta perante a paixão. Em ambos os apaixonados, seja de qualquer sexo, há um aumento da testosterona, assim como, elevam-se os níveis de ocitocina e vasopressina.

Além disso, os especialistas afirmam que se apaixonar gera outros benefícios à saúde de quem experimenta o sentimento. Entre eles o Capital News destacou cinco:

• bem-estar emocional: A paixão e o amor podem aumentar a sensação de felicidade, satisfação e contentamento;
• redução do estresse: Estar apaixonado pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e promover um estado de relaxamento;
• fortalecimento do sistema imunológico: O amor e a intimidade podem estimular o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente na defesa contra doenças. Além disso, o vínculo pode auxiliar o sistema na recuperação de doenças;
• longevidade: Alguns estudos, segundo Jéssica, sugerem que estar em um relacionamento amoroso saudável pode estar associado a uma maior expectativa de vida;
• vínculos sociais: Ter uma companhia aumenta a autoconfiança e diminui o isolamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS