Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 20 de Junho de 2023, 09:27 - A | A

Terça-feira, 20 de Junho de 2023, 09h:27 - A | A

Reportagem Especial

Dia mundial do refugiado é comemorado com programação

2º Encontro Estadual da Rede de Parcerias Migração será realizado em Campo Grande/MS para celebrar a data

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Dia mundial do refugiado é comemorado com programação

Venezuelano

Forçadas a sair de casa por conta de conflitos, violência e perseguições, a estimativa é que ao menos 110 milhões de pessoas estejam em situação de imigrantes ou refugiadas, a maioria impulsionada pela guerra na Ucrânia e outros conflitos violentos. Nesta terça-feira é celebrado o dia mundial do refugiado, a data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de assegurar o reconhecimento dos direitos humanos e combater toda e qualquer forma de discriminação e xenofobia.

No final do ano passado o número de pessoas forçadas a se deslocar no mundo chegou a 108,4 milhões, um aumento de 19,1 milhões em relação a 2021, o maior aumento já registrado. Para minimizar os impactos gerados por causa dessa situação, a Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) tem dois projetos que acolhem refugiados e migrantes.

Uma dessas iniciativas está situada no continente africano, trata-se Forçadas a sair de casa por conta de conflitos, violência e perseguições, a estimativa é que ao menos 100 milhões da Nação Ubuntu, no Malawi, outro está localizado no extremo norte do Brasil, no estado de Roraima, Brasil, um coração que acolhe. Os dois projetos acolhem atualmente 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade e promovem mais de 30 atividades cotidianas nos espaços.

Em Campo Grande de Janeiro a abril deste ano 181 pessoas foram atendidas pela Secretaria de Assistência Social nas Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA). Nesses locais para imigrantes são oferecidos acolhimento institucional temporário, atendimento psicojuridicosocial, orientação e encaminhamentos.

Ainda de acordo com a Secretaria de Assistência Social não há uma diferenciação nos atendimentos a imigrantes e refugiados. De janeiro a abril deste ano 158 pessoas foram abordadas 54 a mais que no ano passado.

Para celebrar essa o dia mundial dos refugiados nos dias 20 e 21 de junho, no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, será realizado o 2º Encontro Estadual da Rede de Parcerias Migração. O objetivo do evento é articular e fortalecer a Rede de Parceria de Migrações do Estado, além de auxiliar na formulações proposições para uma Política Migratória.

• Leia também:
Reportagem Especial | Do desafio a oportunidade

A iniciativa contará com palestras e apresentações culturais, além da presença de autoridades, instituições parceiras e migrantes, com o objetivo de fortalecer o debate sobre o tema. O evento será gratuito e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Serviço
Para participar do 2º Encontro Estadual da Rede de Parcerias Migração, inscreva-se no link: https://www.sympla.com.br/evento/ii-encontro-estadual-rede-parceria-migracao-migracoes-refugio-apatridia-e-politicas-publicas-ref/1981091

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS