Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 16 de Dezembro de 2014, 08:19 - A | A

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2014, 08h:19 - A | A

Reportagem Especial

Vídeo: Receita de natal mostra que o frango pode se tornar o astro da ceia

Juliana Brum - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O final do ano chegou e a alegria das festas é um dos destaques do ano que está prestes a ir embora deixando emoções que sejam boas ou más, mas sempre com um gostinho de otimismo e com muitos agradecimentos. As famílias celebram a data do nascimento de Cristo organizando lindas mesas com ceias de dar água na boca e reunir parentes e amigos queridos para este momento de celebração. E com a expectativa da chegada da ceia de natal, o site Capital News traz para você leitor e internauta que poderá ver com exclusividade o passo a passo de uma receita onde o ingrediente especial é , nada mais nada a menos, que o bom e velho Frango.

 

O diferencial é que nesta receita especial para a ceia de Natal de 2014 ele vem todo fino com um nome francês e um gosto brasileiro, porém requintado que não deixa nada a dever as aves, que para muitas famílias, marca presença nas tradicionais mesas natalinas.

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Chef ensina como fazer um prato fácil e requintado para o natal
Foto: Deurico/Capital News

 

Você deve estar se perguntando se é possível trocar o bom e velho peru ou tender por um simples frango? Sim.... é possível e com um gosto requintado com sotaque francês, ele é a sugestão do Capital News deste ano.

 

O nome da receita é “Coq au Vin”, o que em português é Frango ao vinho e foi elaborada e reinventada pelo jovem Chef de Cozinha Franklin Santos, Chef do Le a Mis e ganhador em segundo lugar da edição do Bar em Bar 2014.

 

Franklin sugeriu esta releitura da receita fácil e que em aproximadamente 1 hora fica pronta com um aroma inacreditável. Jovem de 21 anos, mas com uma experiência e vivência na França e em restaurantes do interior de São Paulo, há 4 anos de estrada o rapaz mostrou para o que veio e de volta a Campo Grande é chef do respeitado e charmoso Bistrô Le a Mis. Além de ministrar workshops gastronômicos que deve voltar em fevereiro do próximo ano, mostrou a nossa equipe do Capital News que tudo o que é feito com amor já é sucesso. Precoce, o rapaz comprovou sua aptidão e com propriedade ensina esta receita que é de dar água na boca.

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Frango pode ser uma opção barata para a sua ceia
Foto: Deurico/Capital News

 

Para muitos é difícil pensar que um franguinho ensopado num caldo de legumes e vinho seja capaz de tirar a cena das tradicionais aves, mas neste caso a reportagem assina em baixo e sugere esta receita como prato principal da sua ceia deste ano. Além de fácil e também barata, uma porção feita para três pessoas não sai mais que 30 reais.

 

Video

Os ingredientes são:

- 3 Coxas com sobrecoxas
- 2 Cebolas
-2 cenouras
- 100g Bacon
-Salsinha
- 3 Alhos
- 500g champignon ou cogumelos frescos (a gosto)
- 250ml de Vinho
- 250 g manteiga
- Azeite a gosto
- 1l caldo de legumes
- 1 colher de sopa de amido de milho
- sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto.

 

Modo de Preparo:

Corte como desejar as: cebolas, cenouras em rodelas, triture a salsinha, os alhos, o bacon e o champignon. Após cortar leve à panela os vegetais: cebola e cenoura com um fio de azeite e o glaceie por alguns minutos na manteiga derretida. Quando a panela começar a querer ficar com uma borra no fundo é sinal que está no ponto para se colocar os pedaços do Frango. Acrescente o sal a gosto e pimenta do reino. Nesta etapa deixe dourar bem os ingredientes que estão na panela e quando caramelizados coloque a taça de vinho tinto (lembrando que pode ser o resto de vinho que você leitor tenha em sua geladeira, podendo misturar também diferentes vinhos e o caldo de legumes. E para quem não pode ingerir nenhum álcool pode-se fazer com o suco natural de uva). Assim que o álcool evaporar complete com o caldo de legumes (segundo Souza de preferência o caldo natural de legumes ou apenas água. Ele não aconselha o caldo industrializado para que o sabor não seja alterado). Após esta etapa tampe sua panela colocando em fogo baixo e deixe por uns quarenta minutos fervendo neste vinho e no caldo, porque ambos unidos darão o sabor no frango. Após o cozimento de aproximadamente 40 minutos separadamente faça a mistura que irá engrossar o caldo que vai uma colher de amido de milho e um copo americano de água. Feita a mistura jogue em seu frango e prontamente o caldo ganhará corpo. Já na reta final do prato você irá pegar o bacon e irá fritá-lo até soltar a gordura. Acrescente o champignon, a salsa triturada a gosto e está pronto para ir numa bela travessa ou direto em pratos reservados.

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Lindo e saboroso, o “Coq au Vin” pode fazer a alegria das famílias no natal
Foto: Deurico/Capital News

 

Quanto à decoração fica a critério de seu estado de espírito e criatividade, mas é hora de celebrar e degustar de um prato simples e que com nome Frances se tornou o artista principal da mesa. A reportagem do site Capital News deseja muita paz e alegria para a sua ceia de natal que com esta receita está perfeita para receber quem você quer bem. Feliz Natal!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS