Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 31 de Maio de 2018, 09:33 - A | A

Quinta-feira, 31 de Maio de 2018, 09h:33 - A | A

PESCADO

Ações para destravar exportações de pescado à UE são discutidas em reunião

Novacki apresentou ao secretário da Aquicultura e Pesca medidas para retomar vendas de pescados à União Europeia

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Mapa

Ações para destravar exportações de pescado à UE são discutidas em reunião

Novacki recebeu secretário da Pesca nesta quarta-feira (30)

Ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para destravar as exportações do pescado brasileiro para União Europeia (UE), foram apresentadas em reunião do secretário-executivo Eumar Novacki com o secretário especial da Aquicultura e Pesca, Dayson de Souza.

 

Entre as iniciativas, está a viagem que o ministro Blairo Maggi fez à Bruxelas, com técnicos do ministério, que discutiram com representantes do bloco europeu as travas comerciais impostas. Também foi apresentado um plano de ação encaminhado à UE, explicando vistoria das embarcações e a busca de parceria com o Inmetro para a certificação.

 

As propostas foram acordadas entre o MAPA e representantes do setor pesqueiro brasileiro no começo de abril, em reunião realizada no ministério. 

 

O MAPA anunciou a suspensão temporária das exportações de pescado para o mercado europeu no início de janeiro de 2018. A medida preventiva foi adotada em função de resultado de missão de auditoria do bloco econômico, realizada em setembro do ano passado, que acabou apontando a existência de não conformidades em embarcações e atracadouros.

 

O Brasil exporta cerca de US$ 33 bilhões por ano para o bloco europeu, principalmente produtos agropecuários e importa em torno de US$ 31 bilhões por ano, sobretudo em produtos químicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS