Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sábado, 07 de Abril de 2018, 12:31 - A | A

Sábado, 07 de Abril de 2018, 12h:31 - A | A

RAIVA ANIMAL

Ações preventivas e de controle da raiva animal são realizadas pela Iagro

Cerca de 54 propriedades rurais foram vistoriadas em sete municípios de MS durante o mês de março

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Iagro

Iagro realiza ações preventivas e de controle da raiva animal

Aplicação de fármaco para controle da colônia de morcegos hematófagos em Coxim

O balanço de ações preventivas e de controle de raiva em Mato Grosso do Sul teve resultado significativo nos três primeiros meses deste ano. Somente em março, foram vistoriadas 54 propriedades rurais em sete municípios do Estado.

 

Nos municípios de Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Coxim, Miranda, Paranaíba, Cassilândia e Inocência foi realizada a captura de 845 morcegos hematófagos em 66 abrigos, durante o último mês.

 

O trabalho é realizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) através de dois programas: Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB).

 

Entre às ações preventivas e de controle da raiva, também foram ministradas duas palestras, com a participação de 96 produtores rurais.

 

Orientações

O coordenador dos programas e fiscal estadual agropecuário, Fábio Shiroma, orienta aos produtores que em casos de animais com sintomatologia nervosa ou presença de possíveis abrigos na região a unidade da Iagro mais próxima deve ser comunicada. Ele ainda alerta que os animais não devem ser manuseados.

 

Pessoas em contato com animal com suspeita de raiva, ou agredida por cães, gatos ou morcegos, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS