Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 07 de Julho de 2009, 11:06 - A | A

Terça-feira, 07 de Julho de 2009, 11h:06 - A | A

Agraer orienta agricultores sobre dívida e linha emergencial do BC

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) está orientando os agricultores familiares dos nove municípios do Estado que foram beneficiados com a postergação de pagamento de dívida e uma linha emergencial de crédito do Banco Central. “Essas medidas significam muito para a economia do Estado. Os agricultores vão ter fôlego para saldar a dívida e crédito para um novo plantio”, explica o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

De acordo com ele, a Agraer está orientando os agricultores sobre a postergação das dívidas conforme a resolução do Banco Central e também elaborando os projetos para a obtenção de crédito. Além disso, conforme Roldão, a Agraer também está elaborando laudos de perdas, um dos pré-requisitos para que o município requeira a situação de emergência.

O diretor-presidente lembra que alguns municípios, como Dourados, já têm perdas acumuladas: na safra de verão com as chuvas intensas e na safra de inverno com a estiagem. “Desta maneira, os agricultores tiveram ausência de produção e não têm como saldar as dívidas”, comenta.

Os municípios de Mato Grosso do Sul que decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem, reconhecido pelo governo estadual, no período de 1º de dezembro de 2008 e 13 de maio de 2009, foram: Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju, Sidrolandia e Vicentina.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS