Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 19h:15 - A | A

AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultores de Culturama recebem patrulha mecanizada

Equipamento vai reduzir cerca de 50% dos gastos dos produtores rurais

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Néia Maceno / Governo de MS

Agricultores de Culturama recebem patrulha mecanizada

O equipamento é formado por quatro itens: trator, grade aradora, calcareadeira e colhedora de forragem

O distrito de Culturama, localizado a 50 km do município de Fátima do Sul, recebeu uma patrulha mecanizada no valor de R$ 132,2 mil, nesta terça-feira (23). O equipamento vai facilitar o trabalho de mais de 600 produtores rurais que encontram dificuldade na locação de máquinas.

 

A patrulha mecanizada é formada por quatro itens: trator, grade aradora, calcareadeira e colhedora de forragem. O maquinário foi adquirido com emenda da deputada federal Tereza Cristina e contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.

 

O agricultor familiar e presidente da Associação de Pequenos Produtores do Distrito, Antônio Mamede, explica que, na maioria das vezes, o trabalho é feito na mão. “Como o distrito de Culturama é predominantemente de pequenos produtores rurais, a lida na terra é feita com trator alugado. Quando não tem dinheiro vai à enxada. Os médios e grandes produtores teriam que deslocar o trator em um percurso longo, 10 ou 15 quilômetros, só para beneficiar uma área de um alqueire e para eles não compensa. Daí a necessidade de ter patrulha própria, temos dificuldade de alugar e na mão o trabalho pode demorar dias ou meses, dependendo do serviço”, comenta.

 

De acordo com o presidente da Associação de Pequenos Produtores, a patrulha vai baratear os custos e aumentar o volume de leite. Cerca de 60 produtores de leite do distrito que não têm como fazer a silagem de milho na mão. Além disso, o maquinário vai gradear, plantar e cortar milho, reduzindo os custos em 50%.

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que é necessário todo um processo de manutenção para que as máquinas tenham uma vida útil de anos e gerar renda para os agricultores locais.

 

O próximo passo é garantir que a patrulha mecanizada tenha boa manutenção e um espaço para abriga-la. “A gente sabe que tem muita patrulha pelo Estado que está no desleixo e não tem todo aquele cuidado que precisa. Tem patrulhas de 3 ou 4 anos que estão só no cavalete, não queremos isso aqui. Ainda não temos um barracão, mas já temos um local adequado para guardar”, garante Mamede.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS