Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017, 08:06 - A | A

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017, 08h:06 - A | A

INOVAÇÃO

Aplicativo permite criador consultar dados dos equídeos pelo celular

Resenha Virtual de equídeos possibilitará requisição de exames (via eletrônica), emissão de e-GTA e integração com laboratórios

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Assessoria/Divulgação

Aplicativo permite criador consultar dados dos equídeos pelo celular

O programa de identificação individual dos animais será lançado no dia 28 de novembro

A Resenha Virtual dos Equídeos, um programa de identificação individual dos animais que controlará o trânsito e os exames realizados em tempo real, será lançado no dia 28 de novembro pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

 

O objetivo é tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). 

 

Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa e mormo poderão ser requisitados via web nos laboratórios. A emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) também poderá ser realizada pela internet, como já acontece no caso do transporte de bovinos em Mato Grosso do Sul.

 

O presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, explica que com o programa será possível interditar imediatamente o trânsito de animais doentes. Além disso, o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal será atualizado automaticamente.

 

Com o programa instalado no celular e usando uma senha individual o proprietário ou veterinário responsável poderá ter acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de fotos. O programa, que será disponibilizado por um aplicativo simples e gratuito para celulares com sistemas Android e IOS.

 

Equídeos em Mato Grosso do Sul

 

Segundo dados da Iagro, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 411 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto.

 

Equídeos são todos os solípedes domésticos e silvestres legal da família Equidae, abrangendo equinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), equídeos silvestres como cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii), zebra das montanhas (Equus zebra), zebra das planícies (Equus quagga), zebra de grevy (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS