Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Domingo, 23 de Dezembro de 2018, 09:16 - A | A

Domingo, 23 de Dezembro de 2018, 09h:16 - A | A

Relatório

Associação divulga relatório sobre impacto da estiagem nas lavouras

MS tem regiões sem chuva há mais de 20 dias, prejudicando a plantação de soja

Flavia Andrade
Capital News

Famasul/Cedida

lavoura de soja

 

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) realizou estudo com relação ao fato de que grande parte das lavouras do Estado está há mais de 20 dias sem chuva, e segundo relatório da Associação a safra na região Norte está mais adiantada em relação à fronteira, devido ao volume de chuvas no período de semeadura, que estimulou a extensão do plantio.

A região Sul do Estado é onde estão as propriedades mais impactadas pela estiagem, podendo potencializar a problemática àqueles produtores que praticaram o plantio entre a segunda quinzena de setembro até primeira semana de outubro, e estão há mais de 15 dias sem chuvas.

De acordo com o diretor-executivo da Aprosoja/MS, “Acendemos o sinal amarelo. Existe sim uma preocupação com essa estiagem, por ela atacar justamente no período de enchimento de grão. Mas registros oficiais de perdas ainda dependem de maior tempo de avaliação, já que nos referimos a diferentes pontos geográficos, com precipitações distintas”, destaca.

Para o dirigente a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, aponta para possibilidade de chuvas nos próximos dias, o que pode tornar o impacto uma situação pontual. “Ainda é cedo para alarmar os produtores, mas há uma preocupação real com perdas mais localizadas”, afirma.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS