Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 08:11 - A | A

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 08h:11 - A | A

Aumenta prazo do descarte de soqueiras do algodão

Marcelo Eduardo - Capital News

A Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) prorrogou para 30 de setembro o prazo limite para a destruição de restos ou materiais inaproveitáveis de algodoeiros no Estado. A resolução 571, de 15 de setembro de 2009, foi publicada nesta quarta-feira (16), no DOE (Diário Oficial do Estado). A decisão, segundo assessoria de comunicação da instituição foi por devido às dificuldades climáticas que apontadas pelos produtores como causa do impedimento da colheita do algodão dentro do períodoprevisto anteriormente, 15 de setembro.

Conforme a medida, explica assessoria, a ação que visa combater e controlar o inseto bicudo do algodoeiro (anthonomus grandis boheman). Depois de realizada a colheita, a data foi excepcionalmente prorrogada para os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora.

A resolução levou em consideração parecer técnico da Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão), que informou que o excesso de chuvas ocorridas na segunda quinzena de agosto e início de setembro (em média de 150 milímetros na região, segundo seus dados), foi “completamente atípica”, e, consequentemente, impediu a finalização da colheita.

Por: Marcelo Eduardo - (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS