Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 09:59 - A | A

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 09h:59 - A | A

Agronegócio

Aumento de 113,2% para as exportações do milho em agosto

Comparativo com julho entrega o crescimento para a demanda fora do Brasil segundo indicador de ministério

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Aumento de 113,2% para as exportações do milho em agosto

O volume do grão exportado diariamente cresceu também 111,5%

O Brasil está vendendo mais milho para o exterior, segundo aponta acompanhamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O embarques do grão tiveram acréscimo de 113,2% no comparativo com o mês anterior com uma média diária em agosto de 235,86 mil toneladas de envio para outros países.

O  Ministério informa que o Brasil, nos últimos 25 dias comercializou 3,30 milhões de toneladas de milho. Análise da Scot Consultoria, aponta que o volume exportado diariamente aumentou 111,5%.

Conforme projeção da Scot Consultioria, se este ritmo continuar, a estimativa é de que as exportações brasileiras superem as 5,40 milhões de toneladas no acumulado de agosto. Para uma comparação, em agosto do ano passado foram embarcadas 2,56 milhões de toneladas do cereal. Em agosto, o preço médio do milho exportado pelo Brasil foi de US$155,55 por tonelada, frente ao patamar acima de US$175,00 por tonelada no começo deste ano.

Entre os fatores que empurram essa elevação das vendas de milho no mercado externo estão a disponibilidade do commodity devido a queda de preços no mercado interno do grão.

“Tivemos dois investimentos que foram fundamentais para isso, como as trocas dos shiploaders, que aumentaram a produtividade de carregamento de grãos em 33%, e as campanhas de dragagem, que permitem que navios maiores atraquem no porto e saiam ainda mais carregados” explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino a respeito da maior capacidade operacional de uma das principais vias de escoamento dessas exportações.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS