Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 10:25 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 10h:25 - A | A

AFTOSA

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1° de maio

Estimativa é vacinar cerca de 21 milhões de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Kelly Ventorim

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1° de maio

Produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado a partir do dia 27 de abril

Mato Grosso do Sul começa a vacinação contra a febre aftosa em 1º de maio nas regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal. Para esta campanha, a previsão é imunizar cerca de 21 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos.

 

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, explica que a partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro.

 

De acordo com a Agência, responsável por acompanhar e fiscalizar a vacinação, os proprietários podem solicitar a antecipação da vacina desde o dia 16 de abril.  Por questões de manejo, a Iagro disponibiliza a antecipação da vacina 15 dias antes do início da campanha. ]

 

Entretanto, os produtores interessados precisam fazer um requerimento que passará por análise dos técnicos. Independente deste prazo, o registro da vacinação só poderá ser feito a partir de 1º de maio.

 

No Planalto e na Fronteira, a vacinação acontecerá entre 1º a 31 de maio e o registro deve ser feito até 15 de junho. Já os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio tem até o dia 15 de junho. O registro poderá ser feito até 2 de julho.

 

A Iagro publicou instrução de serviço em que orienta produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS