Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Domingo, 04 de Março de 2018, 09:17 - A | A

Domingo, 04 de Março de 2018, 09h:17 - A | A

INVERNO

Capim Mombaça é alternativa pecuária durante estiagem

Ensilagem do capim minimiza os gastos com produção leiteira e pecuária de corte no período de seca

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Agraer Nova Andradina

Capim Mombaça é alternativa pecuária durante estiagem

Capim Mombaça estilado e utilizado para alimentar gado durante estiagem

A pecuária leiteira e de corte em Mato Grosso do Sul sofrem anualmente com o período de estiagem. Pensando em minimizar os danos da seca, técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) orientam agricultores familiares sobre o uso do capim Mombaça como forma de ensilagem.

 

O engenheiro agrônomo e técnico da Agraer de Nova Andradina, Rodrigo Zanoni, explica que o clima frio e seco do inverno diminui o crescimento das pastagens e resulta na redução da produção de leite, carne, emagrecimento dos animais e até morte do gado por falta de alimento. “Uma das formas de resolver o problema é o armazenamento de alimento produzido no período das águas (verão) sob a forma de silagem”, orienta.

 

O primeiro sítio a experimentar a técnica foi o agricultor familiar Ilson Luiz da Silva, do assentamento Teijin. “Plantei em novembro e fiz a silagem do capim agora em fevereiro. Quis porque a Agraer explicou que o mombaça tem a vantagem de baratear o custo e render muito na matéria-prima”, diz.

 

A silagem só será aberta entre maio e junho. “Eu estou com silagem de mombaça e de milho. Fiz dos dois tipos para ver como os animais vão aceitar. Por enquanto, eu senti o benefício do mombaça na produção, por causa do sol que é muito forte na região e para o cultivo do milho é mais trabalhoso”, justifica.

 

Segundo o agricultor, outra vantagem foi no bolso. “Com o cultivo de milho em uma área de dois hectares tenho um custo de R$ 7 mil, do começo ao fim da produção. E com o mombaça o custo cai para R$ 4 mil. Tenho aí uma economia de pelo menos 40%”.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Zanoni, o capim Mombaça possui outras vantagens: maior resistência às estiagens, facilidade de plantio, possibilidade de nova ensilagem ou pastoreio da área após a silagem.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS