Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09:12 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09h:12 - A | A

Maracajú

Centro de Equoterapia com atendimentos gratuitos é inaugurado

Atualmente, 25 crianças, jovens e adultos são beneficiados pela inciativa

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação

Sindicato Rural inaugura Centro de Equoterapia

Há oito anos, o Sindicato Rural de Maracajú vinha estruturando o projeto, e em 2017, o plano foi concretizado com a construção do picadeiro.

O Centro de Equoterapia do Sindicato Rural de Maracaju foi inaugurado esta semana, após dois meses de atendimentos piloto. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS)

 

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A prática auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

 

Com este, já são quatro Centros de Equoterapia em Mato Grosso do Sul: Jardim, Aparecida do Taboado e Rio Brilhante. Há oito anos, o Sindicato Rural de Maracaju vinha estruturando o projeto.Em 2017, o plano foi concretizado com a construção do picadeiro.


Três profissionais atuam no picadeiro: uma fisioterapeuta, uma psicóloga e um equitador. O projeto conta com dois cavalos adestrados e mansos, que são fundamentais para o tratamento dos pacientes diagnosticados com paralisia cerebral, síndromes de Down, West e Sotos, déficit de atenção e hiperatividade, atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno de ansiedade, dificuldades de aprendizagem. Atualmente, 25 crianças, jovens e adultos são beneficiados pela inciativa.

 

Serviço

Os atendimentos são gratuitos. O horário de funcionamento do Centro de Equoterapia é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (67) 3454-2565.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS