Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2009, 11:50 - A | A

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2009, 11h:50 - A | A

Chico Maia quer presidentes do Mercosul na Expogrande 2010

Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

O Presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia realizou na manhã desta quarta-feira (2), o convite para que a Bolívia participe da Expogrande 2010, com a presença de produtores e também de animais. O convite foi repassado ao cônsul do Bolívia em Campo Grande, Enrique Garrón Ruiz, que disse entregar o pedido ao presidente Evo Morales.

“Vamos fazer o convite para os presidentes do Mercosul. Queremos fazer um encontro com o Evo, o Lula, o presidente do Paraguai, da Argentina e do Uruguai”, disse Maia, acrescentando que a presença do presidente brasileiro já está quase confirmada.

Ruiz lembrou que a presença brasileira é muito forte nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, principalmente de estudantes, onde vivem mais de 9.500. Apesar de o comércio entre os dois países ser muito intenso, Mato Grosso do Sul tem uma participação muito pequena, admite o diplomata.

O presidente da Acrissul explicou que os pecuaristas do país vivem um momento bastante delicado, com preços baixos e cotação do dólar desfavorável, além de haver pressão das grandes corporações como os frigoríficos e redes de supermercados. “A carne está sendo usada pelo varejo como chamariz para o consumidor. Não vamos agregar valor ao nosso produto enquanto ele for usado como oferta”.

Conforme Maia, a visita aconteceu em hora oportuna, quando há a necessidade de se incrementar as exportações para os países que fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul). (com informações da Acrissul)

 

Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS