Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017, 19h:15 - A | A

Chuva

Chuva dá sinal e produtores já podem se preparar para plantio da safra de verão

Lavouras de café no Sul de Minas, também devem ser beneficiadas pelas próximas chuvas

Fernanda Freitas
Capital News

Belagricola

Chuvas voltam em boa parte do país a partir do fim do mês

A partir de hoje (25), há a previsão de alguns temporais mais isolados, incluindo também o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Neste final de semana as chuvas voltaram a aparecer no território brasileiro, criando uma tendência positiva para os produtores que estão no aguardo para iniciar o plantio da safra de verão. Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a região central do Paraná recebeu chuvas de até 32mm com algumas ocorrências de granizo isoladas, embora estas tenham sido rápidas e pontuais.

Também receberam chuvas em menores volumes o norte do Rio Grande do Sul e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. A tendência é que, ao longo da semana, essa chuva se espalhe mais um pouco na região Sul, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e Mato Grosso.

A partir de hoje (25), há a previsão de alguns temporais mais isolados, incluindo também o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. Este fator ainda não é uma atuação de frente fria e, sim, da circulação do vento na atmosfera, que propicia a formação desses primeiros temporais.

Na quarta-feira (27), uma frente fria começa a se formar no Rio Grande do Sul, se deslocando na quinta-feira (28) e levando chuvas para o Centro-Sul, sudoeste do Mato Grosso, Goiás e Sudeste, mesmo que ainda de forma "espalhada" em algumas localidades. Posteriormente, estas chuvas devem voltar com maior regularidade. O leste do Mato Grosso ainda não tem chuvas previstas nos mapas de 25 de setembro a 02 de outubro.

Almeida, de acordo com os modelos e a observação da atmosfera, acredita que a condição está mais confortável para o plantio no Sul do país. Áreas como o Mato Grosso do Sul, o sudeste do Mato Grosso, Goiás e o Sudeste, em especialmente as lavouras de café no Sul de minas, também devem ser beneficiadas pelas próximas chuvas.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS