Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 06 de Maio de 2009, 18:29 - A | A

Quarta-feira, 06 de Maio de 2009, 18h:29 - A | A

Comandante da Marinha visita Embrapa Pantanal e se diz orgulhoso

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

"Me senti num verdadeiro parque de diversões. Sou muito curioso por natureza e aprendi muito visitando a Embrapa. Foi uma experiência enriquecedora e que muito me orgulhou enquanto brasileiro". Estas foram as palavras do comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil (Ladário-MS), o contra-almirante Edlander Santos, ao visitar a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na tarde desta terça-feira, 5.

Santos foi recebido pelo chefe geral da Unidade, José Aníbal Comastri Filho, que apresentou as instalações ao comandante. Num encontro de cortesia, que durou cerca de duas horas, Edlander, acompanhado pelo chefe geral e pesquisadores, analistas e assistentes da Unidade, percorreu alguns dos laboratórios de pesquisa e setores da Embrapa Pantanal, entre eles os de sanidade animal, ciência e tecnologia de carnes, o herbário e a coleção peixes.

O comandante teve a oportunidade de ver de perto amostras de peixes, plantas, insetos e alimentos nos laboratórios de pesquisa científica. Os pesquisadores explicaram ao militar alguns processos e métodos de pesquisa científica, além da sua aplicação para a melhoria da produção e da conservação do meio ambiente na região do Pantanal.

Edlander demonstrou seu encantamento pela diversidade e complexidade do bioma Pantanal. “A enorme quantidade de espécies que vivem aqui impressiona. É um ecossistema rico e muito complexo.” O comandante expressou, ainda, a intenção da Marinha de implementar, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Embrapa Pantanal, uma espécie de parque zoológico para abrigo e cuidados a animais em situação de perigo. “Com a ajuda das parceiras, definiríamos um local apropriado e abriríamos para visitação turística”, explicou.

Na biblioteca da Unidade, Comastri apresentou o acervo e as obras publicadas pela Embrapa, e presenteou o comandante com alguns exemplares. Ao final da visita, foi exibido o vídeo institucional da Embrapa Pantanal, lançado no final de abril e produzido em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e com apoio da Marinha. Todas as tomadas aéreas foram feitas com helicóptero da instituição.

Ao final da visita, o comandante parabenizou a todos da Unidade pelo trabalho em benefício da pesquisa científica para o Pantanal e para o Brasil, e retribuiu a acolhida com um convite. "Espero receber os membros da Embrapa Pantanal no Forte de Ladário e poder mostrar as nossas instalações, pessoal e as ações realizadas", afirmou.

Comastri acredita que a visita do comandante agrega muito valor à Embrapa Pantanal. "A Marinha é uma instituição de grande prestígio, e sempre foi parceira da Embrapa Pantanal em várias ações, a exemplo dos sobrevoos que realizamos na planície pantaneira, seja para subsidiar pesquisas ou para a produção do vídeo, como foi o caso”, disse.

“Tenho a certeza que esta parceria será forte e duradoura, e renderá bons projetos para a comunidade pantaneira e o Brasil”, concluiu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS