Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 10:01 - A | A

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 10h:01 - A | A

OPORTUNIDADE

Curso Técnico em Agronegócio gratuito está com inscrições abertas

São mais de três mil vagas em 90 localidades espalhadas por 22 estados do País e o Distrito Federal

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Assessoria

Curso Técnico em Agronegócio gratuito está com inscrições abertas

Este ano, a seleção será feita por análise de histórico escola do Ensino Médio

O primeiro processo seletivo de 2018 para o Curso Técnico em Agronegócio está com inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro. São mais de três mil vagas em 90 localidades espalhadas por 22 estados do País e o Distrito Federal. Este ano, uma nova forma de classificação dos candidatos foi adotada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

A prioridade de vagas será dos agricultores familiares, ou de médio porte, e dos agentes de assistência técnica e extensão rural, cadastrados no Programa Rural Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também estão incluidos técnicos vinculados a empresas do setor agropecuário ou órgãos oficiais credenciados no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

 

A coordenadora de Educação Formal do Senar, Maria Cristina Ferreira, explica que “agora o processo iniciou com a identificação do público que precisa desta qualificação, feita pelo MAPA para atender preferencialmente os profissionais que atuam no setor agropecuário”.

As vagas que não forem ocupadas pelos que preenchem os requisitos de prioridade poderão ser disputadas pelo público em geral.

 

A conclusão do Ensino Médio é obrigatória para a inscrição e, em vez de provas, os candidatos vão concorrer com as notas do histórico escolar. Será calculada a média aritmética de cada candidato no Ensino Médio e classificados os que apresentarem melhores índices de aproveitamento escolar.

 

Inteiramente gratuito, o curso é semipresencial, com duração de dois anos.  80% do conteúdo é a distância, através de materiais impressos e videoaulas. Periodicamente, são realizadas aulas e provas nos polos de apoio. Além disso, também são feitas visitas técnicas a fazendas e agroindústrias onde têm aulas práticas. 

O curso forma profissionais com capacidade para atuar em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

 

As inscrições são feitas pelo site http://www.senar.org.br/etec/, onde  se encontra disponível o edital do concurso. Ao se inscrever, o candidato precisa anexar a documentação obrigatória prevista e indicar o polo de ensino a que estará vinculado.

 

O curso, que é oferecido desde 2015 em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), agora também com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS