Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Domingo, 15 de Janeiro de 2017, 10:42 - A | A

Domingo, 15 de Janeiro de 2017, 10h:42 - A | A

Showtec 2017

Embrapa apresenta manejo e bem-estar animal em estande da Showtec 2017

Cinco painéis técnicos estão sob a responsabilidade da Embrapa e parceiros no evento

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Embrapa apresenta manejo e bem-estar animal em estande da Showtec 2017

Cinco painéis técnicos estão sob a responsabilidade da Embrapa e parceiros no evento

O pesquisador Ademir Zimmer será um dos palestrantes da Embrapa no Showtec 2017, que começa dia 18, na cidade de Maracaju. Onde discorrerá sobre o processo de degradação das pastagens e os efeitos de um mau manejo, as técnicas para um manejo adequado e as vantagens econômicas     e ambientais quando a pastagem é bem cuidada.
 
Zimmer também apresentará resultados de pesquisa mostrando que, por exemplo, no quarto ano consecutivo de experimento, com taxa de lotação variável, o ganho animal dia (g) foi 760 em capim xaraés a 30 cm de altura, já a 15 cm caiu para 450.

O pasto manejado impacta ainda no bem-estar do animal, que nutrido apropriadamente está em melhores condições de desenvolvimento. O bem-estar vai além do fornecimento de dietas balanceadas, ele passa igualmente por disponibilidade de sombra, instalações rurais, transporte e abate.

De acordo com a pesquisadora Fabiana Villa, outra palestrante do estande Embrapa, “de fato, animais submetidos ao estresse por calor diminuem o consumo de forragem e aumentam o de água, elevam a frequência respiratória, batimentos cardíacos e taxa de sudação, tornam-se irrequietos ou ficam deitados por longos períodos, entre outros sintomas”, ela destacará a importância da sombra para o animal, com dados dos experimentos com árvores (eucaliptos), bovinos e capins, em distintos sistemas, conduzidos na Embrapa Gado de Corte (MS) desde 2008.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS