Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 17:40 - A | A

Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 17h:40 - A | A

Inauguração

Embrapa inaugura o mais moderno laboratório de segurança da carne da América Latina

Unidade aumentará a capacidade do Brasil de garantir a qualidade sanitária dos rebanhos

Alline Gois
Especial para Capital News

 

Leandro Benites/Embrapa/Divulgação

 Embrapa inaugura o mais moderno laboratório de segurança da carne da América Latina

Profisssional da Emprapa em trabalho no Laboratório

O Laboratório Multiusuário de Biossegurança para Pecuaria (Biopec) será inaugurado nesta quinta-feira (30), às 14 horas, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja,  estarão presente no evento.

O laboratório conta com um conjunto de instalações que aumenta a capacidade do Brasil de garantir a qualidade sanitária dos rebanhos e será o mais moderno laboratório de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina. O Biopec passa a ser a primeira estrutura do Brasil de laboratórios de alto nível de biossegurança para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em bovinos, aves e suínos, podendo também ser utilizado em outras cadeias produtivas de carne.

O chefe-geral da Emprapa Gado de Corte, Cleber Soares, expõe que, “com o Biopec, o Brasil muda de estágio no desenvolvimento de um conjunto significativo de pesquisas em pecuária. Por exemplo: agora será possível fazer, em um mesmo local, no País, pesquisas relacionadas a agentes de alto risco como vírus da febre aftosa, da influenza aviária, da influenza suína, raiva, brucelose, tuberculose”.

 O Biopec
Foram investidos R$ 10 milhões para a construção do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para Pecuária (Biopec).Os recursos têm como origem o orçamento da Embrapa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e seu  gerenciamento torna possível que parceiros possam fazer uso de toda sua estrutura.

A área total do laboratório é de aproximadamente 1.000 m2, dos quais 500 m2 com infraestrutura contendo área de contenção em biossegurança nível 2 e nível 3, além de uma  estrutura para biotério de manutenção e experimentação animal Nível 3. No local será possível estudar  bactérias causadoras de tuberculose bovina, botulismo, antrax, salmonelose e de intoxicações alimentares. Além disso, será possível desenvolver testes e vacinas para doenças como a brucelose e trabalhos de pesquisa com príons (proteínas) causadores de encefalopatias espongiformes (vaca-louca e scrapie), sempre de acordo com as mais avançadas normas de biossegurança do mundo.

A previsão é que o laboratório comece a funcionar em abril, com início de operação pelas salas de apoio, onde há infraestrutura em biologia molecular e para operações de suporte. Logo depois começa o funcionamento dos laboratórios dos níveis mais avançados e o biotério de experimentação.  Além de trabalhar com patógenos de animais, o laboratório também irá atender demandas relacionadas à micro-organismos agrícolas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS