Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 14:14 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 14h:14 - A | A

Estudos

Embrapa Pantanal realiza estudos sobre anemia infecciosa equina

Workshop com palestras, mesas redondas, marca a conclusão de projeto de pesquisa

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

Embrapa Pantanal realiza estudos sobre anemia infecciosa equina

Palestra acontece em Rio Verde

Os produtores de Rio Verde e região participarão de discussões sobre anemia infecciosa equina (AIE) no Pantanal. Esta é uma doença viral incurável que ataca cavalos, burros, mulas e jumentos. O evento acontece de terça-feira (27) e segue até a quinta-feira (29), Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso, avenida Barão do Rio Branco, 130, Centro.


A cidade receberá o IV Workshop do projeto "Anemia Infecciosa Equina no Pantanal brasileiro: caracterização do agente, diagnóstico molecular, avaliação de práticas de manejo e modelagem quantitativa", coordenado pela Embrapa Pantanal com o apoio do Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso e com o patrocínio da Bioclin/Quibasa Química Básica Ltda.


Com palestras, mesas redondas e reuniões, pesquisadores e trabalhadores rurais poderão abordar a enfermidade silenciosa que põe em risco a saúde dos equídeos e traz prejuízo ao bolso dos produtores. "O animal positivo rende menos, tem menos resistência. Ele vai trabalhar, mas não como aquele que não é portador do vírus. A gente observa, por exemplo, que na época em que o pasto está muito ruim e que o Pantanal enche, muitos animais contaminados morrem. Nós pudemos concluir que os positivos morrem mais cedo", afirma a pesquisadora Marcia Furlan, que coordena o projeto de pesquisa.


De acordo com a assessoria, a doença nem sempre apresenta sintomas visíveis, Marcia conta que ela passa despercebida em muitas propriedades rurais. "Uma estratégia que alguns produtores usam é compensar o baixo desempenho dos animais positivos com mais animais na tropa. Só que, para manter mais animais, há necessidade de mais pasto e sal. Com isso, um pasto que não seria suficiente para uma tropa pequena, por exemplo, rende menos ainda com uma tropa maior", diz.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS