Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 12:15 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 12h:15 - A | A

FERRAMENTAS

Especialistas discutem geotecnologias que preservem o Pantanal

Evento, 7º GeoPantanal, ocorre de 20 a 24 de outubro na cidade de Jardim (MS)

Flávio Veras
Capital News

Semagro

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraguai será lançado no Imasul

Com as ferramentas é possível acompanhar inundações e outros fenômenos naturais

Ocorre, de 20 a 24 deste mês, o 7º GeoPantanal, em Jardim (MS). Segundo a Embrapa, o simpósio tem como objetivo discutir e incentivar pesquisas e estudos voltados à aplicação das geotecnologias no Pantanal, ajudando no desenvolvimento, preservação e sustentabilidade da região. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento.

 

Ainda de acordo com a instituição, as ferramentas podem ser usadas para monitoramento de recursos hídricos, vegetação e atividades produtivas, entre diversas outras aplicações. Com elas, é possível acompanhar inundações e outros fenômenos naturais de grande abrangência, monitorar atividades e estruturas que causam impacto aos recursos hídricos, como mineração, hidrelétricas e indústrias, além de controlar índices de biodiversidade e desmatamento, orientando o uso e a ocupação de maneira sustentável.

 

O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, João Vila, desenvolve pesquisas e tecnologias para preservação do Pantanal há mais de vinte anos. Ele falou que as geotecnologias são importantes para apoiar o planejamento e a criação de diretrizes que favoreçam a conservação do bioma. “Além disso, elas contribuem para a implantação de boas práticas agropecuárias pelos produtores rurais, gerando economia de tempo e de recursos financeiros”, explicou.

 

Sobre

O Simpósio de Geotecnologias do Pantanal foi criado exatamente para apresentar e disseminar essas pesquisas, com o intuito também de fortalecer a troca de experiências e a cooperação entre estudantes, professores e demais profissionais que atuam na região. Realizado desde 2006, o simpósio já gerou mais de 700 trabalhos técnico-científicos e reuniu cerca de 1.300 participantes de cinco países, abrangendo 17 estados brasileiros.

 

Palestras, cursos e exposições

Nesta sétima edição, o monitoramento de impactos ambientais, o mapeamento de biomas e as tecnologias que integram a agricultura digital estão entre os destaques. Serão realizadas mesas-redondas, palestras, cursos e exposições para mostrar e debater experiências que estão sendo conduzidas por instituições de ensino e pesquisa, órgãos de gestão e iniciativa privada, no País e exterior.

 

Como exemplos, vão ser abordadas pesquisas relativas à aplicação das geotecnologias em estudos ambientais na Bolívia, Brasil e Paraguai. Também serão apresentados trabalhos em sessões orais e de pôsteres, em diversos temas como agropecuária e agricultura de precisão, análise de paisagem, avaliações de impacto e gestão ambiental, geoprocessamento, sensoriamento remoto, monitoramento de fauna e sustentabilidade.

 

O 7º GeoPantanal promove cinco cursos de capacitação, nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), oferecendo a oportunidade de formação de competências para atuação regional, com foco no treinamento de tecnologias avançadas e inovadoras. Entre eles, está o treinamento de geotecnologias aplicadas ao ensino e a práticas escolares, especialmente voltado a educadores.

 

 

O simpósio é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS