Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 13 de Abril de 2017, 12:12 - A | A

Quinta-feira, 13 de Abril de 2017, 12h:12 - A | A

Exportação

Estado exportou 11,8 mil toneladas de carne bovina em março

Este é o melhor resultado nas exportações desde 2014

Alline Gois
Capital News

Divulgação/Assessoria

MS exportou 11,8 mil toneladas de carne bovina em março

A receita com as vendas atingiu cerca de U$$ 49 milhões no período analisado

 

O mercado de carne bovina em Mato Grosso do Sul vem registrando números favoráveis na vendas internacionais. De acordo com os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apurados pela equipe do Departamento de Economia do Sistema Famasul, o Estado exportou, em março deste ano, 11,8 mil toneladas,  o maior resultado registrado desde outubro de 2014.

A receita com as vendas atingiu cerca de U$$ 49 milhões no período analisado, com preço médio de U$$ 4.121 a tonelada. 

Um dos fatores para o aumento das exportações deve-se também a ampliação do mercado para os Estados Unidos da América (EUA).  As primeiras vendas aconteceram em setembro de 2016, quando foram negociados 127 toneladas de carne bovina in natura. Em sete meses, as comercializações alavancaram, subindo 770%, contabilizando em março deste ano, mais de 1,1 mil toneladas vendidas.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, “os Estados Unidos são uma referência em exigência sanitária e, por isso, apesar de ser um volume ainda pequeno, esta negociação representa uma vitrine para a carne produzida em Mato Grosso do Sul, ainda mais no atual patamar do setor”.

 Com o avanço da exportação de carne in natura para os EUA , o país, atualmente, passou a ocupar a sexta posição no ranking nacional de exportações.  O levantamento da Secex revela que a receita de vendas externas acumulou, em março, US$ 4,6 milhões. Cada tonelada foi vendida a uma média de US$ 4.139.

Para a gestora do departamento econômico do Sistema Famasul, “é importante observamos que a tonelada registrou, em um curto espaço de tempo, um incremento de 4,7%. Este resultado é a comprovação do trabalho desenvolvido pelo produtor rural ao longo dos anos, que investiu em tecnologia e em gestão, se profissionalizando”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS