Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 02 de Março de 2018, 14:07 - A | A

Sexta-feira, 02 de Março de 2018, 14h:07 - A | A

IBGE

Estado supera a meta de coletada de dados para Censo Agropecuário

Foram coletadas as informações de 69.136 estabelecimentos agropecuários, número maior do que o inicialmente estimado

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Sistema Famasul

Censo Agro 2017 já identificou 86% dos 65.127 estabelecimentos em Mato Grosso do Sul

Estado conta com Comitê Gestor do Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já completou 93,6% da coleta de dados do 11º Censo Agropecuário Brasileiro. Já foram colhidas informações de 4,9 milhões de estabelecimentos, dos 5,2 milhões estimados inicialmente pelo IBGE. Em Mato Grosso do Sul, foram coletadas informações de 69.136 estabelecimentos agropecuários dos 65.127 inicialmente estimados, superando a meta. 

 

Para o presidente do instituto, Roberto Luis Olinto Ramos, o IBGE atingiu a meta, uma vez que os cerca de 19 mil recenseadores no Brasil envolvidos na operação censitária visitaram 7,2 milhões de endereços, quase dois milhões a mais que os inicialmente listados. 

 

Essa diferença ocorre porque o cadastro de endereços é atualizado na medida em que os  recenseadores vão percorrendo o país: eles  excluem os endereços que não caracterizaram um estabelecimento agropecuário e incluem outros que foram identificados e que não constavam da lista inicial. “Nosso objetivo inicial foi atingido. Tanto é assim, que o cronograma de divulgação dos primeiros resultados está mantido para o mês de julho”, comemora o presidente.

 

No Estado, foram coletadas as informações de 69.136 estabelecimentos agropecuários, número maior do que o inicialmente estimado, baseado no último Censo Agropecuário realizado em 2006 e no cadastro de endereços do IBGE, fazendo com que o número ultrapassasse a marca dos 100%.

 

Conforme Olinto: “Passamos agora por uma fase de ajuste fino, com a apuração dos dados coletados e a crítica deles. Além disso, a coleta ainda permanece em algumas regiões, especialmente aquelas onde fatores climáticos afetaram seu andamento e nas áreas de difícil acesso, o que já era esperado pelo IBGE”.

 

A supervisão é um procedimento pelo qual se verifica se há coerência nas informações

coletadas, minimizando-se, com isso, a possibilidade de erro. Portanto, em alguns casos, é preciso voltar ao estabelecimento agropecuário e aplicar novamente parte do questionário.

 

Segundo o gerente do Censo Agropecuário, Antônio Florido, as Unidades da Federação

mais afetadas pelos fatores climáticos foram o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Acre, e outros em menor escala, onde as chuvas de verão dificultaram o acesso aos estabelecimentos a serem recenseados.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS