Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 10:51 - A | A

Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 10h:51 - A | A

FEIRA AGROPECUÁRIA

Expogrande 2018 terá programação técnica

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária realizará eventos direcionados a produtores, estudantes e extensionistas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

A programação da 80ª edição da Expogrande inclui uma agenda técnica direcionada a produtores, estudantes e extensionistas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) leva para feira, que acontece entre os dias 05 e 22 de abril, várias ações.

 

O “1º Fórum Rural Brasileiro - riscos e oportunidades para o futuro do campo abre a programação na sexta-feira (06). Um dos responsáveis pelo evento e pesquisador da Embrapa, Luiz Orcírio Oliveira, explica que os participantes terão um espaço para debater os valores e a importância do agro brasileiro. As oportunidades para desenvolvimento sustentável e a necessidade de manter a pesquisa agrícola com foco nas demandas também serão assuntos abordados no fórum.

 

Ovinocultura 

O 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura será realizado no sábado (07). O tema desta edição é “Atualidades na seleção animal – como e para quê?”. O coordenador Fernando Alvarenga Reis conta que o objetivo é mostrar ao ovinocultor que “melhorar o plantel não é somente possível, como também é uma meta para atingir objetivos como criador”.

 

As palestras abordam assuntos como registro genealógico, características genéticas e seleção animal. Entre as palestrantes, Dayanne Martins Almeida, zootecnista radicada na Nova Zelândia, especializada em genética de alta performance. Almeida é gerente de pesquisa e desenvolvimento na Fazenda Wairere, uma das principais fornecedoras de genética ovina no País.

 

Duas comitivas também vão participar. Uma composta por oito criadores da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos no Espírito Santo (ACCOES) e outra organizada pela empresa Cordeiros da Amazônia S/A.

 

Palestras 

Durante a Expogrande 2018 também terá o Ciclo de Palestras na quarta-feira (11). Os pesquisadores abordarão o período da seca, com a intensificação do sistema de produção e o confinamento. O melhoramento genético estará na pauta com os critérios de seleção e o cruzamento para a produção de novilhos precoces.

 

Para a coordenadora do Ciclo, Thaís Basso, a realização de eventos técnicos, nesses moldes dentro da Expogrande, é mais um caminho para aproximar a pesquisa rural do produtor.

 

Inscrições

As vagas para os eventos são limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada neste link.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS