Sábado, 18 de Maio de 2024



Rural Terça-feira, 20 de Outubro de 2009, 08:20 - A | A

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009, 08h:20 - A | A

Exportação da soja é recorde em três Estados

Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

As exportações da soja este ano foram maiores em três estados brasileiros, superando as expectativas da crise financeira. Blindados pelo desempenho da commodity, Mato Grosso, Tocantins e Roraima conseguiram resultados comerciais melhores do que os obtidos no ano passado.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, a quantidade vendida da leguminosa brasileira aumentou 27,6% até agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, compensando a queda de cerca de 10% no preço.

O estado de Mato Grosso, maior produtor do país, registrou alta de 16,35% nos embarques no período, considerando todos os produtos. Mesmo com a queda nas vendas de carne bovina, lucrou com aumentos superiores a 25% nas exportações de soja em grão e farelo.
Para o ano que vem, está prevista a ampliação da área cultivada. De acordo com a Aprosoja, deve haver um crescimento de 2,9% na extensão das lavouras de soja, que atingirão 5,867 milhões de hectares.

A safra expressiva possibilitou à soja tomar o lugar do minério de ferro como principal item da pauta de embarques brasileiros. O presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de soja do Estado do Mato Grosso), Glauber Silveira diz que embora o câmbio valorizado prejudique as vendas ao exterior, o negócio da soja continua rentável para os produtores. (com informações da Folha de São Paulo)
 

Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS