Divulgação/Agraer

Em média são 62 produtores com comércio na praça de localização central em Campo Grande
No mês que Campo Grande comemora o seu aniversário de fundação, uma iniciativa criada para dar apoio à Agricultura Familiar completa oito anos. A Feira de Orgânicos da Praça do Rádio, organizada pela Sedesc (pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da prefeitura), reúne a produção de 62 famílias do cinturão agrícola da Capital e de cidades vizinhas sendo já uma tradição na oferta de produtos de qualidade com preço em conta.
Tradicional para as pessoas que buscam meios alternativos de alimentação, a feira foi criada para incentivar o consumo de alimentos saudáveis entre a população urbana e a adoção do sistema de cultivo de alimentos orgânicos por parte dos agricultores familiares. A regularidade na oferta é garantida por assistência técnica contínua de equipes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em pequenas propriedades que participam do projeto.
“A prefeitura sozinha pode pouco, governo do Estado sozinho, também, pode pouco. Então, essa união com a Sedesc está nos fortalecendo. Não tenho dúvida, que tanto a Sedesc quanto a Agraer se fortalecem com isso. Com essa produção crescendo só temos a ganhar, hoje o Ceasa é um grande importador e isso é ruim porque não estamos fazendo o nosso agricultor ganhar dinheiro. Com essa parceria ganha a Prefeitura de Campo Grande, ganha o governo do Estado, e ganha o pequeno produtor e toda a sociedade”, afirma o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini.
Segundo titular da Sedesc, Luiz Fernando Buainain, para o sucesso da feirinha há toda uma parceria que envolve várias secretarias, além da própria Agraer e Sebrae. “Esse evento semanal estava abandonado e agora com apoio técnico, estrutura e maquinários temos a garantia de uma melhor produção e escoamento dos produtos”, relata.