Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 15:38 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 15h:38 - A | A

AVICULTURA

Força-tarefa para auxiliar granjas avícolas será realizada

Granjas têm pouco mais de um mês para se adequarem às novas exigências do Mapa

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Famasul

Produção sul-mato-grossense de carne suína e de frango subiu

Mais de 80% das aves abatidas são oriundas de granjas que já possuem registro junto a Iagro

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) comandará força-tarefa para auxiliar granjas avícolas na adequação às novas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

De acordo com dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), foram abatidos 150 milhões de aves. Mato Grosso do Sul ocupa a 8ª colocação nacional em número de abates de frango.

 

Devido a proximidade do fim do prazo, autoridades, associações e técnicos se reuniram para balanço sobre o andamento do cumprimento da demanda. A instrução normativa IN 08 traz novas regras de adequações sanitárias, que devem ser cumpridas pelas granjas com atividade comercial e registradas junto a Iagro.

 

Segundo levantamento apresentado pela Agência, em Mato Grosso do Sul mais de 80% das aves abatidas são oriundas de granjas que já possuem registro junto a Iagro. “Na busca por garantir a biossegurança da avicultura do Estado, o Governo tem todo interesse em trabalhar para que o máximo de granjas consiga se adequar. Depois de intensificar as ações da Iagro, é momento de verificarmos quais são os principais problemas enfrentados pelos que ainda não se adequaram e buscar soluções conjuntas”, afirmou o secretário da Semagro, Jaime Verruk.

 

Uma força-tarefa será formada para verificação in loco dos problemas enfrentados pelas granjas que ainda não conseguiram realizar as adequações e protocolar o pedido de registro junto a Iagro. O prazo para registro termina no dia 03 de março. As visitas às unidades devem começar na próxima semana.

 

Participaram da reunião o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, representantes do Ministério e da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), representantes das Associações de avicultores do Estado, técnicos da Semagro e da Iagro.

 

FCO para Avicultura

De acordo com o secretário Jaime Verruck, foram aprovados R$ 14,2 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para financiamento de novos aviários, que deverão ser instalados em Dourados e Ivinhema. “As linhas de crédito tem sido amplamente utilizadas para construção, reforma e adequação de aviários”, comentou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS