Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 16:48 - A | A

Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 16h:48 - A | A

Articulação

FPA pede prazo maior para refinanciar dívidas rurais com bancos públicos

Produtores têm relatado dificuldades ao realizar o requerimento, como por exemplo, a falta de instrução por parte dos agentes públicos, afirmaTereza Cristina

Flávio Brito
Capital News

A deputada Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (

Agência do Rádio/Reprodução

Ignorar a Reforma da Previdência é deixar de lado problema enfrentado pelo Brasil, diz deputada de MS

Deputada é presidente da FPA

), solicitou ao ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, a prorrogação do prazo para as negociações com bancos públicos de débitos rurais inscritos em dívida ativa da União.

 

As novas regras foram estabelecidas na Lei 13.606/18, promulgada em janeiro deste ano, que altera a Lei n° 13.340/16. O prazo final para o requerimento dos descontos vai até 31 de dezembro deste ano. No entanto, as dívidas precisam estar inscritas na Dívida Ativa da União (DAU) ou encaminhadas para inscrição até esta terça-feira (31), o art. 18 da lei.

 

Segundo a deputada, muitos produtores têm relatado dificuldades ao realizar o requerimento, como por exemplo, a falta de instrução por parte dos agentes públicos envolvidos. A não inscrição de suas operações de crédito na Dívida Ativa da União também é um empecilho, pois sem isso nenhum dos prazos poderá ser cumprido.

 

Segundo Tereza Cristina, ainda há relatos de sobrecarga no sistema do órgão responsável pela inscrição dos beneficiários. “É preciso que o Ministério adote medidas para garantir que todos aqueles que se enquadram nos critérios impostos pela legislação vigente sejam contemplados, com tempo hábil e atendimento adequado”, destaca a parlamentar.

 

13.606/18  estabeleceu como prazo final para o requerimento dos benefícios o dia 31 de dezembro de 2018, relativos às dívidas originárias de operações de crédito rural inscritas em dívida ativa da União ou encaminhadas para inscrição até 31 de julho de 2018.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS