Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11:00 - A | A

Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11h:00 - A | A

NOVIDADE

Grupo inaugura fábrica de fertilizantes em cidade de MS

A instalação da unidade do grupo teve incentivos fiscais do Governo do Estado

Laura Holsback
Capital News

A primeira fábrica de fertilizantes da Ferticel foi inaugurada em São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, neste sábado (2). A instalação da unidade do grupo teve incentivos fiscais do Governo do Estado e tem capacidade para produzir 40 toneladas/hora para atender a demanda de produtores rurais de todo o Centro-Oeste.

Divulgação

A instalação da unidade do grupo teve incentivos fiscais do Governo do Estado

Inauguração foi neste sábado

 

A unidade deve empregar 25 pessoas diretamente. O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck, destacou o momento propício em que o grupo começa a atuar no Estado.

 

“A empresa chega ao Estado em um momento certo, com um cenário favorável ao desenvolvimento”, disse ao destacar o acordo com a Bolívia assinado nesta semana para a importação de ureia e os estudos em uma mina de fosfato em Bonito, o que podem dar ainda mais competitividade à empresa.

 

Representando os quatro sócios da empresa familiar com sede em Santa Catarina, Wilson Luís Enderle, ressaltou o tratamento recebido pelo Governo de Mato Grosso do Sul e afirmou que com os incentivos fiscais recebidos terá capacidade de atender mercados além do Centro-Oeste.

 

Diante das afirmações o secretário Jaime Verruck lançou o desafio do grupo apresentar até 31 de janeiro um projeto de expansão da unidade e, com isso, ser beneficiado com incentivos fiscais até 2033, cinco anos a mais que os atuais. 

 

A unidade inaugurada no sábado (2), recebeu R$ 12 milhões em investimentos e além de capacidade para produzir até 40 toneladas/hora de fertilizantes, armazena até 6 mil toneladas de matéria-prima. O adubo organomineral, pode atende a agricultura e pecuária além de hortas da região.

 

O presidente sindicato rural do município, Luis Cesar Bortolini, afirma que a instalação da empresa vai de encontro a necessidade dos produtores locais de reduzir custos e aumentar a produtividade. “Começamos a trabalhar para trazer essa unidade há anos por enxergar a necessidade dos produtores em gastar menos com insumos, o que impacta muito no calculo de rentabilidade”.

 

Infraestrutura

Empresários e o prefeito de em São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, aproveitaram a presença do secretário Jaime Verruck para reforçar o pedido de ajuda do Governo do Estado para asfaltar trecho de 2,3 km de acesso ao núcleo industrial.

 

O secretário se comprometeu a viabilizar a obra por meio dos recursos do FAI (Fundo de Apoio a Industrialização), fundo administrado pela Semagro e proveniente da arrecadação com os incentivos fiscais concedidos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS