Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Segunda-Feira, 25 de Março de 2019, 17h:38
Tamanho do texto A - A+

Iagro alerta pecuaristas para mudanças na vacinação da etapa de maio

Pecuaristas devem estar atentos para importantes mudanças que ocorrerão nesta etapa

Leonardo Barbosa
Capital News

Denilson Secreta / Governo de MS

MS participa da primeira discussão sobre Plano de Erradicação da Aftosa

A Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (IAGRO) já iniciou os preparativos para a próxima campanha de vacinação contra a febre aftosa, a ser realizada no período de 1º a 31 de maio deste ano. A informação foi dada nesta segunda-feira (25) pelo Diretor presidente Luciano Chiochetta, acrescentando que os pecuaristas devem estar atentos para importantes mudanças que ocorrerão nesta etapa.

 

A partir dessa campanha haverá alteração na composição da vacina, que passará de trivalente (vírus A O e C) para bivalente (vírus A e O), e na dosagem da mesma, que passará de 5 ml para 2 ml. Em maio, a imunização abrange todo o rebanho de bovinos e bubalinos.

 

Conforme explica Luciano, as novas regras seguem o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e ainda a Instrução Normativa Mapa nº 11 de 22 de janeiro de 2018.

 

Os produtores rurais e as revendas agropecuárias devem observar as mudanças, especialmente no que tange à aquisição e aplicação das vacinas.

 

 

As novas medidas atendem as estratégias para a retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2021, conferindo ao Brasil o status de país livre de febre aftosa, sem vacinação, com a erradicação da enfermidade, até 2023.

Iagro

Iagro alerta pecuaristas para mudanças na vacinação da etapa de maio

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix